Alguma vez se imaginou a jantar no mercado?

Com o fim-de-semana à porta trago-vos uma sugestão para uma experiência diferente sobretudo os apreciadores do conceito de petiscar e do convívio. O Mercado de Campo de Ourique abriu as portas da sua renovação no passado dia 26 de Novembro e no mínimo, tem sido um sucesso.

Situado num dos mais carismáticos bairros lisboetas dá uma nova vida à cidade, à gastronomia e ao meio mais tradicional de venda. Aqui se pode escolher entre os petiscos bem portugueses, na Pestiscaria 2 à Esquina há ovos com farinheira, favas com chouriço, peixinhos da horta, salada de polvo, caldo verde…, a Empadaria também marca presença, na Charcutaria Lisboa é ver as tábuas de enchidos e queijos e para quem queira provar a carne antes de levar para casa o Atalho é a opção,alguma vez comeu num talho? Continue o passeio porque as possibilidades de esta ser uma saída diferente não param. No Mercado do Marisco também vai encontrar ostras e champanhe, se preferir também há sushi na Praça Japonesa e mais opções internacionais vai encontar no Joe’s Shack Menu, que promove o conceito americano. Os fãs dos hambúrgueres encontram o seu espaço no U-Try.

Inovador é o conceito do Chef do Mercado onde pode pedir para cozinhar na hora, os produtos frescos que adquiriu nas bancas, ao seu gosto e com guarnição. Sim, porque o mercado tradicional mantém-se em funcionamento como habitualmente, vizinhas das tasquinhas continuam as bancas de legumes e vegetais, as carnes e o peixe. E não se admirem se virem alguém a comprar fruta às 23h, é deixado ao critério dos comerciantes a venda nocturna a par com a nova dinâmica de confraternização aqui instalada.

No que respeita às bebidas encontra no Copo d’Ourique a opção de vinho a copo ou em garrafa, com vinhos do Douro e do Alentejo. Também há cerveja refrescada em baldes de gelo, long drinks ou aperitivos para quem queira espreitar o mercado depois da refeição. A sobremesa é responsabilidade do Gelati di Chef, com waffles e crepes a celebrarem um doce convívio.

Uma ideia inspirada em modelos existentes em outros países, como o Mercado San Miguel em Madrid, mas que também encontra  paralelo por cá, na recente renovação das funções do Mercado do Bom Sucesso no Porto. Uma injecção de energia, de gente gira de todas as idades que revitaliza um mercado com 79 anos, com o objectivo de o tornar auto-suficiente com as parcerias que assim são possíveis. Uma ideia bem acolhida pelos comerciantes, residentes do bairro e pelos seus visitantes.

E porque a vida não é só comer, as actividades culturais também vão passar por aqui, com exposições, concertos e demais surpresas. Não estranhem, na vossa visita, se tiverem que comer de pé e ficar na fila mesmo durante a semana. Que isso não vos demova, com o frio que se tem sentido tanto calor humano vem mesmo a calhar.

Mercado de Campo de Ourique -Rua Coelho da Rocha, Lisboa – https://www.facebook.com/mercadodecampodeourique?fref=ts

Horário de Funcionamento: Domingo a quarta-feira: 10 às 23h, Quinta, Sexta e Sábado das 10h à 01h.

Autocarros: 709, 774 Eléctrico: 25E, 28E

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *