Alimentação: pequenas mudanças, grandes diferenças

Muitas vezes, pequenas coisas fazem uma grande diferença. Com a alimentação isso também acontece.

Para quem acha que fazer uma alimentação saudável implica uma grande mudança de hábitos, deixo uma lista de pequenas alterações que farão toda a diferença:

  • Realizar uma dieta equilibrada, que inclua alimentos de todos os grupos.
  • Moderar o consumo de sal.
  • Evitar os alimentos ricos em gordura e utilizar técnicas culinárias que não impliquem a adição de gordura aos alimentos.
  • Evitar os produtos de pastelaria e confeitaria, por serem ricos em açúcares simples e gorduras saturadas.
  • Usar, preferencialmente, azeite para cozinhar, pois a sua maior resistência às temperaturas elevadas, em relação aos outros óleos vegetais, dificulta a presença de substâncias prejudiciais ao organismo.
  • Elevar o consumo de verduras e hortaliças.
  • Criar hábitos alimentares corretos, realizando 5 refeições diárias, em horários devidamente definidos.
  • Ingerir água em abundância, não só às refeições, como também ao longo de todo o dia (1,5 l por dia, no mínimo).
  • Realizar exercício físico diariamente, como complemento de uma dieta equilibrada.
  • Respeitar o horário de descanso.

Seguir estas indicações, é meio caminho andado para alcançar um peso saudável e uma melhoria significativa na saúde, sem grande esforço ou sacrifício.

 

 

 

 

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