Alimentos para manter os cabelos fortes e saudáveis

Como ter um cabelo lindo e saudável

Além de bons produtos e cuidados especiais, o segredo de um cabelo com ar saudável está no prato. Uma dieta balanceada e com os alimentos certos pode deixar os fios mais brilhantes, sadios e fortes. Uma alimentação saudável e colorida é o segredo para um cabelo de sonho. Descubra quais são os alimentos para colocar já na sua dieta e ter cabelos lindos e saudáveis.

Dicas de cuidados naturais para tratar todos os tipos de cabelos

Para cabelos quebradiços…
Adicione proteína à sua dieta. O ovo, por exemplo, pode ajudar os cabelos a crescerem fortes e saudáveis. Principalmente a clara do ovo, que contém muita proteína, não engorda e não causa problemas com o colesterol, e ajuda a aumentar o teor protéico do fio, deixando-o mais forte.

Para cabelos finos…
A banana é um dos melhores remédios naturais, só que é calórica. No entanto, ela ajuda a dar força aos fios finos.  Se não tiver problema em colocar uma todos os dias na alimentação, vale a pena comer esta fruta.

Para queda dos fios…
Invista em produtos derivados do leite que ajudam a diminuir a queda por causa das vitaminas B6 e B12, uma vez que dão força aos fios.

Para cabelos secos…
Abacate! Sim, a fruta é calórica, mas tem uma substância chamada glutation. Ela é responsável por fazer bem aos fios já que é antioxidante, reforçando o sistema imunológico. Além disso, o abacate tem vitaminas A e C, que regulam a pele e ajudam em processos de cicatrização. Para quem pinta o cabelo, esse último benefício é perfeito.

Para cabelos oleosos

Alimentos ricos em cálcio, ferro, potássio e vitamina B6 precisam estar na sua dieta. São boas fontes destes nutrientes: bróculos, feijão, banana e aveia, entre outros. Certifique-se também que está a comer uma boa quantidade de proteína, presente em alimentos como os ovos, carnes, leite e lacticínios, peixes, feijão, soja e grãos integrais. Não é regra, mas algumas pessoas notam um aumento da oleosidade no couro cabeludo quando comem determinados alimentos, como chocolate ou amendoim. Se este for seu caso, evite o seu consumo.

Para controlar o envelhecimento dos fios…
Deve comer mais peixes. Eles são ricos em proteínas e cálcio, que fortalecem os cabelos e unhas. São, ainda, ricos em, fósforo e potássio, que regulam o processo geral dos organismos em relação ao envelhecimento. Ainda não se sabe todos os benefícios do peixe no processo de combate ao envelhecimento, mas deve comer mais vezes peixe, se ainda não o faz.

Alimentos a evitar:

– As bebidas alcoólicas podem estimular as glândulas sebáceas, causando dermatite e, em nível extremo, causarem a queda dos fios por causa do enfraquecimento da raiz.

– Carnes muito gordurosas, como a suína, e fritos: também podem aumentar o metabolismo das glândulas sebáceas, fazendo com que o cabelo fique mais fraco.

– Carboidratos em excesso: podem desequilibrar o organismo e levar à queda de cabelo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *