Benefícios do chá verde para a saúde : Vantagens e Desvantagens

Muita gente toma o chá verde porém não sabem dos benefícios que o mesmo nos proporciona, acompanhe este artigo e descubra.

Vantagens do chá verde

  • Anti Envelhecimento:  o consumo regular de chá verde pode efectivamente atrasar os sinais de envelhecimento.
  • Protege os Pulmões: o chá verde protege contra o cancro de pulmão, reduzindo o dano celular provocado pelo fumo do cigarro. Um estudo realizado pela Universidade do Arizona, descobriu que ele reduz o dano celular em cerca de 25%.
  • Estimulante: Uma chávena de chá faz sentir-se fresca e cheia de energia. O chá é ideal para combater a fadiga, preguiça, sonolência e falta de energia e melhora a circulação sanguínea.
  • Osteoporose: Estudos mostram que ao beber pelo menos 2 chávenas de chá verde por dia ajuda a preservar a densidade óssea e reduzir o risco de osteoporose.
  • Estimular a imunidade:  o chá verde aumenta a imunidade e impede as bactérias e vírus de se unirem às paredes celulares e assim infectá-las.
  • Adstringência: Ao provocar a contracção dos músculos e tecidos tonifica os músculos e pele.
  • Anti-cancerígeno:  O chá verde neutraliza esses radicais livres, previne a formação de agentes cancerígenos como as nitrosaminas e reduz as probabilidades de contrair cancro.
  • Reduz o colesterol: O chá verde tem sido eficaz na redução do colesterol, provavelmente devido à sua natureza alcalina.
  • Saúde Cardíaca e Arterial: Alguns componentes do chá verde impedem o sangue de ficar mais espesso, reduzindo assim as probabilidades de esclerose arterial, trombose, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
  • Anti Diabético: Se não for tomado com o açúcar, a natureza alcalina do chá verde ajuda a reduzir o nível de glicose no sangue. Além disso, os seus constituintes garantem uma boa saúde e um melhor funcionamento do pâncreas e melhor secreção de insulina, resultando assim numa melhor decomposição e absorção de açúcar. Isto ajuda a manter-se livre de diabetes.
    1. Aumenta as actividades de insulina
    2. Promove o metabolismo da glicose
    3. Bloqueia a absorção de glicose.
  • Perda de Peso: Acredite ou não, o chá verde também ajuda a perder peso aumentando a taxa de metabolismo.
  • Aumenta a resistencia: Basta ter uma chávena de chá verde quente após um rigoroso exercício fisico e dentro de pouco tempo você estará pronta para mais alguns exercícios. .
  • Acalma o stress: Contém um composto especial chamada tanino, que é conhecido por estimular as ondas cerebrais alfa, acalmar o corpo, e promover a consciência relaxada.
  • Inebriante: O chá verde é o melhor remédio para se livrar das ressacas e do cansaço causado pelo consumo de bebidas alcoólicas e falta de sono. Um copo grande de chá verde com limão , sente-se como se nada tivesse acontecido. O chá verde com o sumo de limão é popular por cortar o efeito do álcool.

Desvantagens do Chá Verde:

As desvantagens do chá verde são as mesmas de qualquer coisa tomada em excesso, pois os efeitos secundários do chá verde para a saúde são os mesmos. Devido à presença de cafeína e taninos no chá verde as contra-indicações podem variar de acordo com a percentagem de cafeína e taninos.

A maioria das pessoas deve estar familiarizada com estas adversidades, mesmo assim apresento os riscos do chá verde:

  1. Triterpene Saponinas: Estes compostos destroem os eritrócitos podendo assim agravar as situações de anemia , causar fadiga, etc.
  2. Cafeína: Toda a gente sabe que é um estímulo externo e aumenta a pressão arterial, viciante e, a longo prazo tem um efeito adverso sobre o fígado e dos órgãos internos.
  3. Taninos: Os taninos interferem com a quebra de proteínas complexas em proteínas mais simples e com a sua absorção no nosso organismo.
  4. Xantina Alcalóides: Há possibilidades de que agravam a formação de ácido úrico no organismo e, assim, podem desencadear e ajudam na formação de pedras na vesícula, rins, reumatismo etc…
  5. Consumo a longo prazo e em maiores quantidades: Pode causar problemas como insónias, agitação, aborrecimento, irritabilidade, dores de cabeça, hipertensão arterial, batimentos cardíacos anormais, perda de apetite, convulsões, constipação intestinal aguda e de dependência.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Disclaimer : All content including images in this site is copyright to their rightful owners. No copyright infringement is intended. Todas as imagens pertencem aos seus legítimos proprietários, e não se pretende violar os direitos de autor, pelo que se você for o detentor de alguma das imagens e as deseja remover entre em contacto. Obrigada.
Wordpress theme provided by My services listed along with Im higher directory, click here for radio stations and logo