Cabelos brancos: dicas para cuidar ou disfarçar

 

Mais cedo ou mais tarde os cabelos brancos vão aparecer por causa do envelhecimento das células. Isto deve-se ao facto de os melanócitos da raiz do cabelo deixam de produzir melanina, e os fios perdem o pigmento. As causas podem ser stress ou factores genéticos.

Recentemente veio a público a notícia que a empresa L’OREAL, anunciou que estava a desenvolver uma pílula para evitar o nascimento de cabelos brancos, contudo como ainda não está á venda, por enquanto não há uma forma eficaz de prevenir o problema, mas a indústria da beleza já criou soluções eficazes para esconder os cabelos brancos, ou então opte por assumi-los sem medo de parecer mais velha.

Para esconder totalmente os cabelos brancos nada mais eficaz e duradouro do que aplicar tintura nos fios, e pelo menos, uma vez por mês, retocar as raízes. Mas, já existem vários produtos no mercado para retocar raízes brancas ou disfarçar os cabelos grisalhos de forma rápida e em casa.

O que não deve fazer:
Não deve arrancar os cabelos brancos pois o cabelo branco vai nascer novamente e, na maioria das vezes, até mais grosso. Ao crescer, vai também tornar-se mais visível por ser mais curto e espetado que os restantes fios de cabelo. Ou seja, ao arrancá-lo está apenas a piorar o problema.

O que deve fazer:
Pode optar por pintar o cabelo, ou comprar produtos pigmentados, de modo a dar um pouco de cor aos seus cabelos brancos.
A melhor solução é optar pela coloração. As opções de cores são infinitas e quer opte apenas por retocar a raíz ou pintar o cabelo todo, a verdade é que a coloração vai-lhe tirar anos e devolver um cabelo sem cabelos brancos, pelo menos até a raiz começar a surgir novamente.

A coloração permite-lhe também mudar a própria cor do seu cabelo, o que é ideal para quem gosta de ir mudando regularmente a sua aparência. Fale com o seu cabeleireiro e em conjunto decidam a tonalidade que lhe fica melhor.
Mas pintar os cabelos brancos não é uma solução definitiva, pois as raízes traem rapidamente a coloração, exigindo idas constantes ao cabeleireiro, com o risco de agredir os fios e o couro cabeludo.

Abuse do poder das mechas
Outra forma de disfarçar os primeiros cabelos brancos são as mechas que garantem uma aparência natural, principalmente quando feitas ‘tom sobre tom’ e em pouca quantidade. As mechas devem ser feitas no cabeleireiro, de forma a garantirem um efeito óptico que disfarce bem e que proporcionem um brilho bonito e efeito natural.
Mas uma vez que as idas ao cabeleireiro podem tornar-se dispendiosas existem algumas receitas naturais para esconder os primeiros cabelos brancos.

Hena
A hena é um corante natural, que se utiliza para escurecer o cabelo. Para usá-lo, você só tem que comprar o pó de hena e misturá-lo com água, aplique no cabelo e deixe agir por 20 minutos. Repita isso duas vezes por semana.

Camomila
Se o seu cabelo é naturalmente loiro você pode usar a camomila para dar uma tonalidade dourada aos brancos. Use um shampoo com camomila e quando enxaguar empregue uma infusão de camomila, sem lavar e seque o cabelo no sol ou com um secador de cabelo.

Sálvia
Esta planta é ideal para cobrir os cabelos brancos porque escurece o cabelo. Você só tem que misturar a sálvia (20 gr.) em meio litro de água, deixe ferver e adicione um copo de aguardente. Mantenha a mistura em um frasco de vidro escuro e incorpore o cabelo com esta mistura todos os dias.

Hena e alho
Esta preparação é para dar um tom avermelhado aos brancos. Misture a hena com uma infusão de alecrim e água de alhos (água do cozimento do alho), enxague e repita quantas vezes for necessário para obter a cor desejada.

Sabão de coco
Uma outra alternativa para acabar com os cabelos brancos, é lavá-los com sabão de coco.  Além disso, o sabão de coco, afina os cabelos e deixa-os soltos.
Como usar : Lave os cabelos no mínimo duas vezes por semana com sabão de coco, pois se usar todos os dias os cabelos poderão ficar secos. Após a lavagem, usar uma máscara hidratante e depois um condicionador.

Nogueira
A nogueira é adequada para escurecer os cabelos brancos no cabelo preto, para usá-la você tem que fazer uma infusão com as folhas da nogueira e usar esta água para enxaguar o cabelo. Para intensificar o efeito, misture a água de nogueira com o pó de hena e utilize duas vezes por semana.

Chá preto
Prepare uma infusão de chá preto em um quarto de água fervente, deixe esfriar e use essa água na última lavagem.

Folhas secas de salva
Para preparar esta receita caseira vai precisar de: vinte e cinco gramas de folhas secas de salva (o chá também serve) e de cento e cinquenta mililitros de vinagre de cidra.
Modo de preparação:  Rasgue as folhas de salva em pedaços. Coloque-as a cozer em lume brando numa caçarola com o vinagre de cidra durante dez minutos. Deixe repousar a mistura durante meia hora. No final filtre-a (coe).
Aplique a loção que preparou em todo o cabelo e envolva a cabeça com uma toalha durante meia hora. Enxague bem o cabelo em água morna e lave-o normalmente.

 

Clique Aqui E Participe no Passatempo de Natal

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Disclaimer : All content including images in this site is copyright to their rightful owners. No copyright infringement is intended. Todas as imagens pertencem aos seus legítimos proprietários, e não se pretende violar os direitos de autor, pelo que se você for o detentor de alguma das imagens e as deseja remover entre em contacto. Obrigada.
Wordpress theme provided by My services listed along with Im higher directory, click here for radio stations and logo