A Ceia de Natal onde se serve a Saudade

dinner

Uma ceia onde o prato principal é essa palavra tão portuguesa: Saudade, guarnecida com o coração apertado. Há lugares por ocupar na mesa, que assim permanecerão, bebem-se menos sorrisos e para sobremesa há um frio que tomou o lugar do calor humano.

Há pais e mães que imaginam a alegria dos filhos, há avós que guardam em si os mimos que gostariam de dar aos netos, há maridos e mulheres a quem faltará o sorriso cúmplice, há irmãos que estranharão a falta das brincadeiras, provocações e amizade,  há novos membros da família que ainda não foram apresentados, há um sem fim de vazio que nenhum bacalhau, doçaria, calor, neve, música ou presentes conseguirão compensar.

Não vale a pena negar ou tentar dizê-lo de outra forma: é um Natal de emoções difíceis. Para uns é a primeira vez que lidam com elas, para outros é uma cena que se repete. E não há muito a fazer senão lidar com as circunstâncias da melhor maneira. O Skype cumpre parte do papel, há uma certa sensação de proximidade que ajuda a conter uma lágrima aqui e ali. Mas como a vida não é feita apenas de perdas, o conceito de Família ganha mais um sentido: há novas amizades que enriquecem o dia-a-dia e o Natal pode ser uma experiência diferente que leva à descoberta de outras tradições, onde se aprende novas formas de partilhar alegrias e tristezas.

Poder-se-ia cair na tentação de lembrar apenas neste artigo os emigrantes portugueses mas, nele se acolhem também os (i)migrantes que se encontram no nosso país e outras realidades que por questões de trabalho, mobilidade, saúde, legais, interculturais ou outra natureza se revêem numa noite que brilha incompleta.

Sendo o Natal tantas vezes apelidado de época de esperança, resta então esperar que o tempo passe rápido até ao próximo encontro.

Para as famílias que estão unidas em torno da saudade, votos de um Feliz Natal!

Para os Braços da Minha Mãe – Pedro Abrunhosa e Camané

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *