Como remover manchas na pele do rosto

Como remover manchas na pele do rosto

Agora que estamos no verão e  vamos para a praia e apanhar sol para ficarmos bronzeadas, devemos ter em conta as consequências de uma longa exposição ao sol, tais como as sardas, manchas, rugas e flacidez. O rosto, pescoço e mãos são os locais do corpo mais propensos ao aparecimento de manchas pois estão mais expostos ao sol.

Porque aparecem as manchas?

Uma vez que a radiação solar estimula a produção de melanócitos, estas células contêm um pigmento chamado melanina, que é o que nos dá a cor do bronzeado na pele. Quando apanhamos muito sol sem protecção adequada isso resulta num distúrbio na produção de melanócitos e as sardas e manchas aparecem.

Qual é a solução para remover as manchas?

Não é fácil remover as manchas do rosto que se formaram de dentro para fora, mas actualmente existem muitos tratamentos que permitem eliminar as camadas da pele que deram origem ás manchas e permitem a formação de novas células.

Tratamentos para as manchas solares:

  • O primeiro tratamento para a remoção das manchas da pele é usar diariamente um bom protector solar com alto factor FPS. O objectivo é proteger a pele da radiação solar para evitar uma maior acumulação de melanócitos e, em muitos casos, as manchas desaparecem sem ter que usar qualquer outro tratamento.
  • Outro tratamento é  utilização de laser para remover as manchas da cara. Estes tratamentos podem ser de dois tipos, abrasivos ou não-abrasivos. Os tratamentos abrasivos consistem numa esfoliação profunda que exige anestesia e duas semanas de descanso. O tratamento não abrasivo consiste numa renovação gradual da pele e que não necessita de anestesia ou de repouso.
  • Um terceiro tratamento é o microdermoabrasão para manchas. Consiste num polimento das camadas superficiais da pele, com dispositivos especiais que empregam cristal ou pó de diamante e que produz uma renovação celular da epiderme retirando as células mortas e estimulando a produção de colágeno. Como resultado, tem-se uma pele mais suave, uniforme e saudável.
  • Recorrer a um peeling químico para remover manchas é outro tratamento que é realizado em clínicas de beleza ou dermatologistas e que consiste na aplicação de substâncias químicas ácidas sobre a pele com o objectivo de remover as camadas externas da pele e estimular a renovação celular, eliminando assim as manchas da pele.
  • Pode recorrer também a cremes para remover as manchas. Os mais eficazes são aqueles que contêm retinol, hidroquinona ou ácido kójico que actuam sobre a pele produzindo a descamação da pele e acelerando o processo de renovação celular.
  • Há também remédios caseiros para a remoção de manchas. Compostos de produtos naturais que actuam como branqueadores da pele. Embora os resultados destes tratamentos apresentem resultados a longo prazo.

Agora que já sabe como remover manchas na pele do rosto, escolha a melhor solução.

 

2 Comments

  1. Penso que tem um erro na vossa publicação… o pigmento da pele é a melanina e nao melatonina, sao diferentes com funções diferentes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *