Cuidados Diários e Semanais de Rosto

Cuidados Diários e Semanais de Rosto

Para se obter uma pele bonita e saudável há todo um ritual de beleza que deve ser seguido à risca, os chamados cuidados de rosto diários e semanais.

Cuidados Diários e Semanais de Rosto

Para começar, qualquer tipo de rotina temos sobretudo de conhecer a nossa pele, de comprar os produtos mais adequados e de ter noção que a nossa pele, quer seja por causa das estações do ano, quer seja pela idade ou até mesmo por perdas de peso vai mudando e requerendo cuidados especiais e específicos.
É preciso aprender a incorporar estes cuidados no nosso dia-a-dia e se inicialmente pode parecer maçador ou então parecer que estamos a colocar imensos produtos no rosto, com o passar do tempo notamos que estes cuidados ocupam apenas alguns minutos e acabam por nos dar prazer e aumentar a nossa auto-estima.

Há 5 etapas fundamentais:

  • Limpeza – A limpeza retira a sujidade acumulada na pele e prepara a cútis para receber os passos seguintes do tratamento;
  • Esfoliação – A esfoliação permite retirar as camadas de células mortas da pele, para além de melhorar a textura do rosto. Quem tem a pele oleosa não pode descurar deste passo, porque a esfoliação evita que os poros fiquem obstruídos;
  • Tonificação – Deve ser feita após a limpeza da pele. O seu objectivo é remover as impurezas residuais, firmar a pele e reduzir o tamanho dos poros (acção adstrigente);
  • Hidratação – A hidratação é muito importante para manter a elasticidade e maciez da pele e dar a ela o que necessita. Mesmo as peles oleosas necessitam de ser hidratadas;
  • Fotoprotecção – Nunca se esqueçam de proteger a vossa pele, quer seja com hidratantes com SPF ou mesmo com protectores solares faciais.
Apesar das 5 etapas claro que depois há tratamentos especiais e específicos para cada pessoa. De seguida vou apresentar resumidamente qual a ordem e quais os produtos a usar,  sempre de MANHàe à NOITE (tratamentos diários) e a usar semanalmente (tratamentos semanais).
Tratamento Diário (manhã e noite):
– Limpar a pele
– Tonificar
– Aplicar creme de olhos, sim porque o creme de rosto não é o mesmo que aplicamos no contorno dos olhos isto porque, a pele não é igual se repararem é bastante mais fina e requer outro tipo de creme;
– Serúm, este produto é o que atinge a camada mais profunda da pele. Há diversos serúns, há os reparadores, os à base de óleo (para peles secas) os à base de água (para peles oleosas), os específicos, etc…
– Creme hidratante adequado ao nosso tipo de pele.
Tratamento Semanal:
– Esfoliar, 1 a 2 vezes por semana não mais porque se o fizermos podemos estar a retirar células vivas à nossa pele aumentando o risco de irritações e lesões. Quem tem pele sensível deve ter atenção ao esfoliante que utiliza. A esfoliação deve ser feita depois da Limpeza e posteriormente seguem a restantes passos da rotina diária.
– Aplicar máscara, podem aplicar 1 ou 2 vezes por semana. As máscaras potencializam as propriedades dos cosméticos, reforçando a acção adstrigente, anti-séptica, anti-linhas, etc…
Escrito por: Liliana Pinto

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *