Depilação com cera quente ou fria qual a melhor?

Depilação com cera quente ou fria qual a melhor?

Entre os métodos de depilação, a depilação a cera é talvez a mais mais escolhida por homens e mulheres. No entanto, nem todos os tipos de ceras são iguais, e cada um tem seus próprios detalhes, vantagens e desvantagens que entram em jogo quando se escolhe entre os dois.

Depilação com cera quente ou fria qual a melhor

 

 

De um modo geral, podemos distinguir entre ceras quentes e frias.

Depilação com cera quente ou fria qual a melhor?

Ceras depilatórias quentes

– As ceras depilatórias quentes devem ser aquecidas a cerca de 40 ° C, utilizando vários métodos (banho de água, micro-ondas, etc.) e em seguida, aplicam-se na pele, sendo depois removida com um movimento constante enquanto arrefece.

– Pode preparar a sua pele um ou dois dias antes, promovendo uma esfoliação para remover as células mortas da camada mais superficial da pele, mas nunca faça isso no mesmo dia de depilar, pois a pele ficará muito sensibilizada e pode ficar com irritação. Se usar esfoliante no banho fica mais fácil de remover.

– Esfoliante servem para remover as células mortas da camada mais superficial da pele, nunca faça isso no mesmo dia de depilar, pois a pele ficará muito sensibilizada e pode ficar com irritação. Se usar esfoliante no banho fica mais fácil de remover.

– Passe a cera no sentido dos pêlos. No caso das pernas, eles geralmente nascem para baixo. Coloque a folha para depilação sobre a cera aplicada na pele que deve estar bem esticada para evitar flacidez no momento em que a cera é puxada, facilitando a depilação e provocando menos impacto será menos doloroso.

– Puxe a folha no sentido contrário ao do pêlo. Tome cuidado para não puxar para cima, já que esse procedimento pode ocasionar pêlos encravados, puxe no sentido paralelo à pele.

– Retire os resíduos de cera que restaram utilizando um óleo de limpeza. Em seguida, para não ficar com a pele irritada, use um gel calmante.

– Embora seja um tipo de cera muito eficaz , por causa da sua eficácia a pele deve estar em boas condições (sem feridas ou lesões), deve ser resistente a temperatura elevada, estar limpa, livre de gorduras, suor, cosméticos ou outros produtos, e também muito seca, já que qualquer humidade na pele pode causar causar  danos na pele.

– A cera quente é mais indicada para quem é mais sensível à dor, pois o calor funciona com um anti-inflamatório e dilata os poros facilitando a saída do pêlo e consequentemente, provoca menos dor.

– A cera quente não mancha a pele se for aplicada devidamente.

– É indicada para as adolescentes na sua primeira depilação, pois além de provocar menos dor, permite a aplicação em pequenas regiões.

Cuidado: se tem varizes  devem evitar a cera quente, pois ela dilata ainda mais os vasos sanguíneos.

Ceras depilatórias frias

As ceras depilatórias a frio são ideais para quem quer se depilar em casa, pois existem kits à venda na farmácia para aplicação e produtos pós depilação com compostos que são aplicados directamente sobre a pele. Para ser removida, utilize um papel depilatório ou semelhante. Este tipo de cera só deve ser aplicado em peles resistentes, em bom estado e bem limpas. Não é recomendada para usar em áreas como o rosto ou nas virilhas, por esta razão, não deve ser utilizada por pessoas com baixo limiar para a dor ou áreas muito peludas, pois é um pouco mais dolorosa. No entanto, em geral, é um método mais económico e higiénico.

– Boa opção para levar em viagens longas, principalmente para o exterior.

– Se tem sensibilidade ao calor e/ou grandes varizes pode utilizar esta técnica.

Cuidados:

– Os pêlos precisam estar mais compridos para serem retirados, o que atrapalha bastante, principalmente no verão.

– A cera fria é mais dolorosa.

– Se não for devidamente aplicada, pode quebrar os pêlos.

 

Quais são as vantagens e desvantagens de fazer depilação com cera?

Vantagens:

– Retira os pêlos pela raiz;
– Maior durabilidade da depilação;
– Com cera quente a sensação de dor é menor
– Pelo fato de retirar os pelos com a raiz, a tendência é diminuir o crescimento;

Desvantagens:

– Tem que esperar o pelo crescer até um tamanho de mais ou menos 5mm;
– Pode encravar mais os pelos,  caso a pessoa não faça esfoliação e hidratação com certa frequência;