Dieta para recuperar energia depois do verão

Setembro é um mês muito difícil. O fim das férias, a mudança de temperatura, o retorno à escola por parte das crianças, voltar ao trabalho por parte dos adultos… É normal sentir-se cansada.

A rotina e as obrigações exigem mais energia e o nosso corpo não mente – não está preparado para lidar com tudo isto só de uma vez. Tenha cuidado com a sua alimentação, pois ela desempenha um factor muito importante na nossa saúde física e mental.

Esteja atenta a estas recomendações para uma dieta recuperadora de energias:

Não saltar o pequeno almoço. “O pequeno-almoço é a refeição mais importante e em grande parte determinam como nos sentimos durante o dia” – diz Laura Labernia,  chefe da Unidade de Nutrição e Dietética numa Clínica. Um bom pequeno-almoço deve ser sempre consistente em cereais, leite e uma boa dose de proteína.

Comer entre as refeições não é só permitido como obrigatório. Para fornecer energia sustentada ao longo do dia é importante para o seu corpo que coma doses necessárias de ‘’combustível’’. Para isso, deve comer 4 a 5 refeições diariamente e tente não ficar por mais de 4 horas sem comer qualquer alimento. “Melhor  lanches para o período da manhã e à noite é muito aconselhável comer frutas frescas, iogurtes e/ou nozes, estas que são muito recomendáveis para reduzir os níveis de colesterol”, diz Labernia.

Limite o consumo de produtos de padaria e cafeína. Açúcar e cafeína dão uma energia imediata ao seu corpo, mas em pouco tempo esta euforia desaparece e é substituída por uma maior sensação de cansaço. Além disso, estes dois produtos não são a opção mais saudável, porque o seu valor nutricional é muito baixo e a quantidade de açúcar e gordura é muito alto.

Incorpore uma grande quantidade de alimentos integrais na sua dieta. A principal característica dos produtos de cereais é que, além de serem mais nutritivos e fornecerem uma maior quantidade de fibras, são ricos em hidratos de carbono de absorção lenta, o que, além de satisfazer o apetite, temos um fluxo estável de energia permanecendo mais tempo.

Com estas 4 recomendações conseguirá recuperar a energia perdida no verão e voltar ao trabalho. Lembre-se que ao início pode ser um pouco complicado mudar a sua rotina – horários, stress… mas com o tempo tudo voltará ao normal. Desejamos um bom regresso ao emprego e que corra tudo pelo melhor!

 

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