Dresscode Corporativo: o código de vestimentas

Olá Meninas, tudo bem?

Este é meu primeiro post aqui no Sou Mulher e, antes de tudo, quero me apresentar a vocês e agradecer ao site esta maravilhosa oportunidade de escrever-lhes!

Meu nome é Cris Cardoso, sou descendente de portugueses e vivo no Brasil. Por isso, eventualmente, uma palavrinha ou outra pode parecer-lhes estranha, peço desculpas de antemão e deixo todos os meus contatos, além dos contatos do site, caso tenham dúvidas, ok?

 


Neste post de estreia, trago um tema que tem tudo a ver com a proposta do espaço do Sou Mulher: o Dresscode Corporativo ou, em linguagem mais simples, o código de vestimentas que cada empresa possui. O tema é longo e, por isso, decidi dividir nossa conversa em partes.

Hoje, falaremos sobre roupa e, na próxima oportunidade, falaremos de acessórios como sapatos, cintos, bolsas e bijuterias/ jóias. Temos ainda temas como penteados e maquiagem e vamos falar sobre eles, sim!

Bem, estamos trabalhando e, ao mesmo tempo, recebendo muitas influências e informações sobre as tendências da moda. Assim, queremos estar bonitas, de acordo com o local de trabalho mas preferimos um estilo pessoal elegante. Como conciliar tudo isso?

Quando escrevi sobre o Dresscode no meu site, enfatizei alguns pontos importantíssimos que sempre devem ser lembrados:

Se trabalhamos em um escritório mais informal, uma agência de publicidade ou na nossa própria empresa, talvez o rigor não seja tão grande. Locais como estes que citei acima, têm um dresscode mais flexível. Já as instituições bancárias ou escritórios de advocacia, por exemplo, são mais rígidos e nos pedem roupas mais discretas que nem sempre acompanham as tendências.

Minha dica principal às clientes é: Faça de uma peça básica a base do seu look. Uma boa calça de alfaiataria, uma bela saia na altura dos joelhos são clássicos! Nos protegem da vitimização-fashion e serão para sempre, nosso investimento perfeito.

A calça de alfaiataria, a saia envelope e o vestido com bom corte são peças atemporais e elegantes. E se falamos de um terno ou tailleur, temos em cada conjunto 2 novas peças para compor nossa produção! Para dias mais frios, um sobretudo completa nosso look!

 

Cores são sempre um capítulo à parte. A tendência traz cores fortes? Você pode escolher um detalhe, como uma echarpe, por exemplo, para usar a tendência sem ferir o dresscode de sua empresa.

A tendência fala de maxi-bijoux? Sem problemas! Se optar pelo colar, use brincos menores. Se optar por um belo bracelete, colar menorzinho.

O que evitar: transparências muito acentuadas, decotes profundos, saias curtíssimas são alguns itens que combinam com festa e outros eventos, mas não têm nada de glamour para o dresscode corporativo.

O mais importante é saber que seu bom-senso pode ajudá-la a ser uma mulher moderna e muito elegante, dentro do código de vestimentas do lugar no qual trabalha.

Em nossa próxima conversa, falaremos sobre um item que a-m-a-m-o-s: sapatos! Esperamos por você, aqui, ok? E se já tiverem dúvidas, podem deixá-las nos comentários.

Beijinhos a vocês!

Cris Cardoso Alves é jornalista, editora-chefe do site criscardoso.com e diretora-criativa do e-commerce da marca, shopcriscardoso.com.br. Para curtir a fanpage da marca, é só acessar facebook.com/criscardososite