Educação

EDUCAEnsinar é saber escutar, é confrontar ideias, partilhar, questionar e questionar, debater, exemplificar, esquematizar e mostrar a utilidade do conhecimento. É um jogo de emoções, uma comunhão de afetos, um desafio de personalidades e um cenário de luz, de vida e de criatividade.
Para a realização profissional, para o sucesso com os alunos, é fundamental que o professor adote metodologias de verdadeira qualidade na vivência escolar.
Estando o ensino a tornar-se cada vez mais complexo e mais rico em termos de competências, urge envolver cada vez mais os docentes em parcerias com os colegas.
As reflexões devem centrar-se no papel do educador/professor como mediador das aprendizagens dos alunos, tentando responder positivamente às suas apetências, expectativas, necessidades e potencialidades. Por outro lado, não devemos descurar a realidade do tempo em que nos é dado viver, configurada por grandes turbulências, não só a nível do conhecimento, da informação e das tecnologias, mas também das novas formas de ser e de estar nas instituições.
Temos que ter postura mais realista e inovadora se possível, capaz de garantir uma atitude mais crítica, uma visão mais ampla dos códigos e elementos culturais, bem como uma melhoria da perceção do espaço visual e corporal dos sujeitos e um domínio amplo de metodologias mais apropriadas para lidar com a diversidade, e ainda, uma capacidade de maior diferenciação das intervenções e da gestão em sala de aula.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *