IDEIAS ÀS SEXTAS – Solidão Crua

 

Nem todos os filmes fazem de nós reféns de uma dor alheia. Nem todos os filmes nos envolvem na solidão dos personagens e na crueza da história.

“Ferrugem e Osso” faz tudo isso. Torna-nos parte de um silêncio, torna-nos cúmplices de um desenlace que se quer feliz. Contudo, e entretanto, há que partilhar a dureza de Ali e a sua dificuldade em cuidar do filho sozinho; há que sentir a revolta de Stephanie após o acidente que lhe rouba as pernas; há que deixar que os dois se conheçam, se estranhem, se reencontrem, se afastem, se misturem e se completem.

Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts são os atores que passam por tudo isso e que nos levam com eles, numa produção franco-belga, de 2012, nomeada para a Palma de Ouro no Festival de Cannes, mas vencedora de vários prémios um pouco por toda a Europa.

O filme, que à partida parece um conjunto de momentos emotivos e trágicos, foge desde sempre a tal sentimentalismo, inquietando sem chocar, magoando sem esmurrar. A frieza das imagens, que nada escondem, vive lado a lado com uma onda de esperança, como se cada tristeza iminente fosse, apenas e somente, um motivo de felicidade vindoura.

O aclamado realizador Jacques Audiard, depois de filmes notáveis como “De tanto bater o meu coração parou” ou “O profeta”, junta em “Ferrugem e Osso” sangue e amor, beleza e força física, violência e amizade, tudo misturado com a harmonia que só têm os filmes subtilmente dramáticos, poderosamente crus.

 

Em exibição

transferir

 

Até à próxima sexta, com nova ideia.

Andreia Rasga

Refúgios de Felicidade

Atelier Fazer Um Livro

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Disclaimer : All content including images in this site is copyright to their rightful owners. No copyright infringement is intended. Todas as imagens pertencem aos seus legítimos proprietários, e não se pretende violar os direitos de autor, pelo que se você for o detentor de alguma das imagens e as deseja remover entre em contacto. Obrigada.
Wordpress theme provided by My services listed along with Im higher directory, click here for radio stations and logo