IDEIAS ÀS SEXTAS – Um Portugal nosso

 

Numa altura em que tanto se tem falado de “serviço público de televisão: sim ou não?” e de reestruturações na RTP, o Canal 1 estreia uma nova programação para os serões dos dias de semana. Entre músicas que não nos saem da cabeça, com Sílvia Alberto, às segundas-feiras; até trechos da nossa história contados com humor, às quintas-feiras; o destaque aqui vai para o “Portugal de…”.
Às quartas-feiras o jornalista Luís Osório, afastado dos ecrãs de televisão há mais de uma década, mostra Portugal aos olhos de convidados especiais. Em 40 minutos, o programa retrata um país tantas vezes esquecido, visto mais de perto, ou visto de outra perspetiva, pelas palavras de gente como o escritor José Luís Peixoto, o músico Boss AC ou o jornalista Ricardo Costa.

Os convidados levam-nos até ao lugar onde nasceram ou até às ruas onde moram para nos falarem do melhor de Portugal ou para nos mostrarem o quanto este país tem para dar. Pelo meio, tecem-se críticas ou lamentos, num tom confessional, intimista e descontraído, que torna o “Portugal de…” um reflexo daquilo que nós próprios, sentados no sofá, pensamos e desejamos para o país que temos. Os entrevistados, figuras de destaque das gerações a que pertencem, convidam-nos para uma espécie de diálogo franco entre vizinhos ou conterrâneos, enleando-nos nos seus pensamentos e nas memórias do seu passado.

Olhando para trás, pela voz de outros, o “Portugal de…” é um programa de futuro, de esperança e de ideias.

Boas ideias para um país que é de todos nós.

 

Em exibição

Canal 1 da RTP

Quartas-feiras

Depois das 22 horas

 

 

 

Até sexta, com nova ideia.

 

Andreia Rasga

www.refugiosdefelicidade.blogspot.com