Como manter uma boa auto estima estando solteira

Há pessoas que têm baixa auto-estima pelo simples facto de estarem sozinhas. A sociedade de hoje leva muita gente a crer que é impossível ser feliz sem ter um parceiro.  Poderá encontrar um equilíbrio e não confundir o desejo com uma necessidade. Ou seja, você pode gostar de compartilhar a sua vida com alguém, no entanto, é apenas um desejo e não sente necessidade.  Nunca deixe que o seu bem-estar dependa do que os outros acham, você deve ouvir o seu coração e estar bem consigo mesma.

Como pode alimentar o seu ego além dos relacionamentos?

1)    Em primeiro lugar, deverá compreender que não existe um amor mais saudável do que o amor que você deve ter por si mesma. Ou seja, aprender a valorizar-te quer a nível profissional (no trabalho) quer a nível pessoal (com amigos). Defenda sempre os seus direitos de uma forma assertiva: poderá animar-se ao pedir um aumento ou um cargo novo – se achar que tem mérito suficiente para merecê-lo.

2)    Valorize tudo que alcança. Você tem bons amigos, boa saúde, uma bela casa, sucesso no trabalho, logo é uma pessoa interessante… Não deixe que os outros a deitem abaixo, faça os outros apreciarem o que têm.

3)    Não se deixe enganar pelo desespero, ou seja, não se “contente” com qualquer um. Existem muitos bons livros que poderá ler sobre este assunto, são bons encorajadores e transmitem energia positiva para se manter estável a nível emocional.

4)    Pense sempre positivo. Se estiver na incerteza acerca se uma pessoa é especial ou não, nos momentos mais inesperados obterá a resposta. Em algum momento irá sentir um nó na garganta, borboletas no estômago, o brilho nos seus olhos….

Esperemos que estes 4 pontos a ajudem a ter mais confiança em si mesma e consequentemente mais auto-estima! Lembre-se que tudo depende de si mesma, se não quer ter uma parceiro não tenha, relaxe! Não interessa a opinião dos outros, interessa sim estar bem consigo mesma e ter confiança nas suas capacidades!

Se, por acaso, mesmo com estes pequenos conselhos para alimentar o seu ego se sente com uma auto-estima baixa e sem confiança nas suas capacidades, aconselhamos que procure ajuda profissional junto de um psicólogo.  Por vezes, conversar com alguém que nos é desconhecido ajuda bastante. Além disso, um psicólogo poderá ajudar a encontrar a estabilidade emocional de que tanto precisa. A escolha para estar bem é sua!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *