Mitos do exercício

– O exercício só funciona se sentirmos dor no dia seguinte? FALSO

FALSO. Para pessoas mais sedentárias é natural que sintam dor após as primeiras sessões de exercício, precisamente por a condição física não ser das melhores. À medida que a condição física melhora, as dores diminuem. A dor durante e após o exercício nunca é sinal de eficiência, mas sim de que os limites estão a ser ultrapassados.

 

– Fazer abdominais queima a gordura na barriga?

FALSO. Para que a gordura seja “queimada” (o termo correcto é metabolizada)) durante o exercício físico é preciso praticar exercícios de baixa intensidade e de longa duração (por exemplo caminhar, andar de bicicleta, etc). Os abdominais não tiram barriga, apenas enrijecem os músculos dando uma maior definição muscular. Mas a gordura, continuará lá.

 

– Fazer exercícios com agasalhos e plásticos enrolados no corpo ajuda a emagrecer?

FALSO: Este mito causa perda exagerada de água e pode desidratar quem está a praticar exercício físico colocando em risco a sua saúde. É importante destacar que suor não indica emagrecimento, mas simplesmente perda de água no organismo.

 
– Fazer exercício durante pouco tempo e poucas vezes é o mesmo que fazer nada?

FALSO. Esta ideia errada é responsável pelo abandono da actividade física por muitas pessoas e por evitar que outras iniciem a sua prática. Hoje em dia sabe-se que o importante é aumentar a realização de actividade física para além daquilo que se faz habitualmente, até se conseguir atingir os objectivos pretendidos. Qualquer acção que se tome para aumentar a actividade física vai ajudar e “conta”. O importante é começar…

 

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