Contrato de Trabalho versus Contrato de Prestação de Serviços

Parece-me ser de grande importância prática a distinção entre contrato de trabalho e contrato de prestação de serviços.

Noção de Contrato de Trabalho-é  aquele pelo qual uma pessoa se obriga, mediante retribuição, a prestar a sua actividade a outra ou outra pessoa, sob a sua autoridade e direcção.

No contrato de prestação de serviços- Não existe autoridade e direcção do mesmo, ou seja, a pessoa obriga-se a prestar um determinado resultado de trabalho.

A pessoa em regra, não está obrigada a estar adstrita a um local de trabalho, nem a cumprir um horário definido  e certo, por exemplo (das 9h-17h), obriga-se sim a prestar um determinado resultado de trabalho; ou seja, tem sim a obrigação de entregar o trabalho completo.

Também não está obrigada a ordens e direcções da entidade patronal, uma vez que neste tipo de contrato, não existe este tipo de subordinação.

Este tipo de definições é importante para se poder analisar se se está a trabalhar ao abrigo de um efectivo contrato de trabalho ou se se está a trabalhar ao abrigo de um contrato de prestação de serviços.

Também nos permite concluir se estamos a trabalhar com um efectivo e real contrato de prestação de serviços ou se estamos a trabalhar com ( falsos) recibos verdes.

Ao contrario do que muitas pessoas pensam, pode-se trabalhar com recibos verdes, convém é saber distinguir se trabalhamos numa efectiva situação de prestação de serviços, em que estamos apenas vinculados á realização do trabalho, ao resultado e não estamos obrigados a estar diariamente num local de trabalho, com um horário definido, diário, nem se tem  de utilizar os instrumentos de trabalho da  “entidade patronal”.

Se temos uma remuneração fixa e mensal e se ao efectuar o nosso trabalho estamos subordinados á nossa entidade patronal, ou seja, estamos sujeitos a ordens e orientações dadas pela  entidade patronal, bem como estamos sujeitos ao seu poder disciplinar, nestas situações estamos perante um efectivo e real contrato de trabalho, com todos os seus direitos e obrigações  e não perante um contrato de prestação de serviços.

 

ajuristaresponde@gmail.com

A JURISTA RESPONDE

 

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Disclaimer : All content including images in this site is copyright to their rightful owners. No copyright infringement is intended. Todas as imagens pertencem aos seus legítimos proprietários, e não se pretende violar os direitos de autor, pelo que se você for o detentor de alguma das imagens e as deseja remover entre em contacto. Obrigada.
Wordpress theme provided by My services listed along with Im higher directory, click here for radio stations and logo