O protetor solar mais indicado para a sua pele

Nos conselhos que te damos sempre insistimos na importância de usares protetor solar facial durante todo o ano, para evitares cancro de pele, manchas e envelhecimento prematuro. Ainda assim, é imprescindível recomendar todos os verões que tomes banhos de sol com um protetor adequado às condições em que os tomas. As farmácias e as perfumarias têm as prateleiras cheias com esse produto que sempre deves levar contigo quando fores para a praia.

O mercado dos cosméticos avançou muito neste nicho, e oferece-te diferentes produtos com diferentes texturas e níveis de proteção. Vamos agora aprender como podemos escolher o protetor solar mais adequado a cada uma de nós, esquecendo assim qual seria o melhor para uma amiga. Em certas ocasiões pode acontecer que as duas necessitem do mesmo produto, mas nem sempre é assim. Por exemplo, se tiveres uma pele oleosa, um protetor solar com uma textura como o gel é o melhor para ti, porque assim evitas que se formem grãos quando espalhas o produto pela tua pele.

Se, pelo contrário, a tua pele for seca, o melhor é que utilizes texturas cremosas, porque assim hidratas a tua pele ao mesmo tempo que a proteges. Se a tua pele for muito sensível, o melhor é um protetor solar sem perfumes e que te garanta a melhor proteção, de preferência aqueles que são específicos para peles intolerantes. Depois de escolheres a melhor textura para ti, precisas de saber escolher o nível de proteção.

Nos primeiros dias de praia, o melhor é escolher níveis de proteção altos ou muito altos, dado que a tua pele esteve oculta sob a roupa por muitos meses e são nesses primeiros dias que o sol pode causar os maiores danos. Quando já tiveres um bom bronzeado, podes passar para níveis medianos, mas sem esquecer os perigos dos raios solares. Existe um mito urbano que diz que a pele bronzeada não necessita de nenhum tipo de proteção, o que é totalmente falso. Por último, lembra-te que os protetores solares perdem eficácia de um ano para o outro, e por isso é importante que compres um novo todos os anos.

O fator de proteção solar está indicado pela sigla FPS e, quanto maior o número, maior é a proteção solar e proteção contra câncer de pele também.

  • Pele negra –  FPS entre 6 e 15.
  • Pele morena escura – FPS entre 20 e 25
  • Pele morena clara – FPS entre 25 e 30
  • Pele branca – FPS acima de 30

Uma informação importante a ter em conta no rótulo do protetor solar é a proteção para os raios ultravioletas do tipo A e B (UVA e UVB). A proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, mas a proteção UVA garante a proteção contra o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *