O que é necessário para ser feliz no amor?

O que é necessário para ser feliz no amor?
Ser feliz no amor é uma escolha que parece óbivia, afinal quem escolheria ser infeliz e sofrer? Contudo, tal escolha envolve uma série de crenças, muitas vezes inconscientes, que foram pouco a pouco construídas desde a mais tenra infância. Frases como “nenhum homem é fiel” vão pouco a pouco tomando o status de verdade e impedindo que crenças mais reais tomem o seu lugar… É verdade que muitos homens , assim como muitas mulheres são infiéis, mas dizer que “nenhum homen é fiel” é um exagero. Alguns escolheram a fidelidade, acredite!
Nossas crenças criam uma espécie de óculos que influencia a forma como vemos o mundo. Alguns usam as lentes do medo. Já presenciaram ou ouviram muitas história de sofrimento, então temem que o mesmo lhe aconteça. Sendo assim, quando começam a se apaixonar por alguém, entram em conflito. A mensagem recebida pelo cerébro é que está perdendo o controle da situção, está prestes a se entregar nas mãos de alguém que pode lhe fazer sofrer, assim como seu pai fez com sua mãe ou seu tio fez com sua tia ou …
Outros usam as lentes da baixa auto-estima. Inventam uma série de desculpas para não serem felizes no amor. A palavra de ordem geralmente é o SE… Se eu fosse mais bonita, alguém poderia me amar, mas desde jeito é muito difícil… Se eu fosse mais magra, mais alta, mais baixa, mais inteligente, mais extrovertida, menos complicada, mais sofisticada, mais rica, tivesse uma boa formação, os olhos claros, a cintura fina, fosse mais malhada… A lista é interminável!
As desculpas são intermináveis. Note que não é o externo o principal impedidor das relações humanas, ele é a principal desculpa. Em minha pesquisa de Mestrado investiguei a Atração Interpessoal, queria saber porque escolhemos uma pessoa para casar e não outra. Uma das coisas que descobri foi que a beleza, o dinheiro e tudo mais que a sociedade estabelesse como sendo perfeito em termos físicos é importante na etapa inicial. Aumenta as chances de ter um maior número de pessoas para escolher e iniciar um relacionamento. Contudo, para manter um relacionamento outros fatores serão muito mais relevantes. Não se assuste, mas são os fatores psicológicos os que em última instância determinaram se você irá permanecer com um parceiro ou não.
Sendo assim, aproveite o momento para fazer uma análise profunda, sincera e demorada sobre suas crenças… as perguntas abaixo podem lhe ajudar um pouco.
Como foi o relacionamento dos seus pais? Eles eram felizes, mostravam respeito e que o amor pode dar certo?
Os que a maioria das pessoa lhe fala sobre relacionamnto a dois? Sobre os homens após alguns anos de relacionamento e sobre as mulheres?
Casar pode ser bom ou pode ser um impedimento para sua carreira?
Se entregar a alguém pode ser uma fonte de grande sofrimento ou de satisfação?
Você conhece pessoas feias, pobres, gordas felizes no amor? E ao contrário, conhece beldades infelizes?
A conclusão, provavelmetente, é de que ser feliz no amor não depende tanto assim dos fatores externos como se penssava… Sendo assim, do que você precisa para ser feliz no amor?

Sobre a Autora:  Eliana Monteiro é Mestre em Sexologia, Especialista em “Sexualidade Humana”  e em “Gestão de Pessoas e Projetos Sociais”. É Graduada em Psicologia e Teologia, professora universitária e autora de várias pesquisas realizadas e divulgadas no Brasil e no exterior.

Quer ler outros outros artigos da autora? É só escrever Eliana Monteiro na área de pesquisa do site http://soumulher.pt

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *