Benefícios do mel para a beleza

Benefícios do mel para a beleza

O mel vai muito além de um simples alimento saboroso, pois ainda possui propriedades cicatrizantes, revigorantes e anti-sépticas e é  um poderoso aliado da beleza, e com ele pode-se preparar várias receitas caseiras para a pele e para o cabelo.

O Mel é rico em vitaminas que fazem bem para a pele e cabelo

Cabelo
Os benefícios do mel para o cabelo devem-se as suas propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes pois o mel funciona como um hidratante natural, quando aplicado directamente nos fios, dá mais brilho e maciez, aumentando a elasticidade,  e evita que os cabelos fiquem quebradiços. Ele auxilia no crescimento dos fios e na produção de queratina, proporciona preenchimento das fissuras e elasticidade, deixando os fios mais resistentes e sedosos. Além disso, regenera e nutre os fios ressecados e quebradiços, auxilia na solução de problemas dos fios porosos e elásticos e ainda fortalece a raiz.
O mel é indicado para cabelos danificados, frágeis, secos e sem brilho. Mas também pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, por ser rico em nutrientes e agentes hidratantes, mesmo nos fios saudáveis, evita a queda de cabelos, limpa profundamente (evitando caspa e oleosidade nos fios) e seu poder antioxidante, ainda previne os indesejáveis cabelos brancos.
 
Pele
 
Omel é rico em vitaminas A, D, E e C, e é considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza. Essas vitaminas são antioxidantes, e por isso previne o envelhecimento precoce da pele, assim como manchas, flacidez e rugas. Isso sem mencionar suas propriedades hidratantes que estão relacionadas à função higroscópica da frutose, um de seus açúcares predominantes, ele capta a água e se mantém ligado a ela, evitando a desidratação da pele.
Todas essas qualidades, somadas à importante capacidade de auxiliar na regeneração dos tecidos, acabam fazendo com seja um ingrediente usual em várias fórmulas de produtos cosméticos. De cremes contra o envelhecimento a champoos anti-queda, passando por máscaras de cabelo fortalecedoras e hidratantes para peles ressecadas, existem várias alternativas no mercado com o mel no papel principal.

O mel é um produto rico em vitaminas A, D, E e C, sendo um dos nutrientes naturais mais ricos. Essas vitaminas juntas ajudam na prevenção do envelhecimento precoce da pele e do cabelo, além de ajudar no combate a flacidez.

Os benefícios do mel para a beleza não param por aí. Esse alimento é rico em propriedades hidratantes que estão relacionadas à função higroscópica da frutose, que é um de seus açúcares predominantes, sendo que ele capta a água e se mantém ligado a ela, evitando  a desidratação da pele.

Mel pode ser muito útil para manter capacidade de regeneração de tecidos

São tantas qualidades somadas que fazem com que esse produto seja incluído em vários cosméticos.

Veja as receitas de beleza com mel que você pode fazer em casa.

Mel para curar olhos cansados

Misture 1 colher de água com 1/2 colher de mel puro. Aplique nas pálpebras inferiores e nas superiores, fazendo um movimento de dentro para fora. Logo depois disso, bata com as pontas dos dedos onde tiver as marcas de expressão, para activar a circulação.

 

Hidratação dos lábios com mel

Utilize a mesma mistura com mel, coloque o óleo de gergelim frio, nos lábios e ao redor da boca. Aperte um lábio no outro para ajudar a absorção.

Máscara para o rosto descongestionante com mel

Junte 2 colheres (sopa) de aveia, 1 xícara de chá-verde e 1 colher média de mel, bem concentrado. Mexa bastante e deixe descansar por 5 minutos. Coloque em todo o rosto, e também em torno dos olhos e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, retire o produto com uma espátula, raspando suavemente a pele. Comece por lavar o rosto em água corrente e enxugue a pele. Termine o procedimento aplicando em todo o rosto um algodão húmido, que foi mergulhado em chá-verde morno, pois ele é desintoxicante.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *