Póvoa de Lanhoso Turismo

Integrada em pleno coração do Minho, Póvoa de Lanhoso, fica envolvida pelas Serras de São Mamede e Carvalho e pela margem esquerda do rio Cávado e direita do rio Ave.

Póvoa de Lanhoso exibe imensos edifícios de arquitetura românica e gótica, que comprovam a presença de várias civilizações na região, desde os Celtas aos romanos. Exibe pois, paisagens e percursos pedestres que lhe permitem apreciar estas maravilhas e recordar um pouco da história de Portugal. De entre a vasta oferta é de salientar o turismo cultural, religioso e de natureza.

Em relação ao turismo cultural, é de evidenciar o Castelo de Lanhoso, no Alto do Monte do Pilar, monumento nacional, construído no séc. XII, é o ex-libris de Póvoa de Lanhoso. O Museu do Castelo de Lanhoso, instalado na Torre da Menagem, apresenta objetos arqueológicos únicos, que foram encontrados nos arredores do Castelo. É de salientar o Castro de Lanhoso, povoado com vestígios da ocupação humana datados da época do bronze até à romanização. No Museu do Ouro de Travassos, pode aprofundar os seus conhecimentos, no que concerne ao trabalho do ouro. O edifício do Hospital António Lopes, construído no séc. XX, é outra das estruturas que não deve descurar, na qual sobressaem as pinturas do teto e o revestimento das paredes interiores com painéis de azulejo alusivos ao quotidiano Povoense. Pode ainda visitar o aqueduto dos caleiros, construído no séc. XVIII para conduzir as águas de regadio e a Ponte de Mem Gutierres monumento nacional de estilo românico.

No que concerne ao turismo religioso, pode visitar o Santuário de Nossa Senhora do Pilar, construído com pedra das muralhas do Castelo, este contém uma via sacra com capelas que ilustram a vida da Virgem Maria, uma igreja e um museu de arte sacra. É de salientar ainda, a construção românica evidenciada nas igrejas de Verim, Lanhoso e na igreja de Fontarcada, referenciada como monumento nacional.

Para os aficionados da natureza e da prática desportiva ao ar livre, Póvoa do Lanhoso, oferece vários itinerários pedestres, tais como, o “Ribeiro Queimado”, o “Monte do Merouço”, “Maria da Fonte”, e o da “Via Romana XVII”.

Aproveite a Natureza e desfrute de um passeio a cavalo ou de charrete e aprecie a paisagem deslumbrante do cimo do Monte de Pilar, pode também praticar tiro ao prato e realizar percursos de caça “compak sporting”.

Existe ainda uma vasta gama de desportos radicais aquáticos, aéreos e terrestres, entre os quais é de realçar canyoning, escalada, hidrospeed, rafting, tiro ao alvo, bungee jumping, rappel, slides, BTT e paintball.

As praias fluviais são outra das qualidades de Póvoa de Lanhoso, a Praia de Oliveira, a da Rola e praia de Verim, encontram-se entre as melhores e as mais aprazíveis.