Quer parecer dez anos mais nova?

Manter-se bonita e apresentável já não é só uma questão de vaidade, mas também de sobrevivência profissional e pessoal. Sara Davidson, de 57 anos, argumentista e produtora de televisão, queixou-se no seu livro Salto! (Jump, no original), que Hollywood não lhe devolvia as chamadas. A sua agente explicou-lhe que já tinha “passado o limite”.

Mesmo que ninguém no seu emprego lhe pergunte “Porque é que não se reforma?”, pode sentir que já não pertence ao mesmo círculo que os seus colegas e reparar que o seu chefe é dez anos mais novo.

Charla Krupp, a editora de beleza e estilo do programa Today  do canal NBC e  há dez anos no ar, acha que a nossa sociedade é “obcecada” com o envelhecimento. Por isso, acredita que a mulher não deve revelar a idade que tem. No seu livro How Not To Look Old, cita Christie Brinkley, ex-supermodelo e ex-mulher do músico Billy Joel, que diz:  “Adoro ter a minha idade. Só não gosto de a aparentar”.

A autora sugere ainda alguns  truques muito simples e de fácil execução que a farão parecer dez anos mais nova. Bastam dez minutos diários para aplicar os seus conselhos.

1 – Use baton cor-de-rosa. Prefira batons claros, pois as cores mais escuras deixam a cara mais pesada.

2 – Não contraia os músculos da testa. Evite franzir a testa para não acentuar quer as rugas naturais quer as de expressão.

3 – Esconda as raízes brancas da testa com uma base em pó. É suficiente para não se notar.

4 – Evite eyeliners muito grossos. Muita maquilhagem nos olhos torna o seu olhar mais pesado. Um risco fino dá-lhe um ar mais simples e natural.

5 – Acrescente algumas pestanas aos seus olhos.Mas evite as antigas “tiras” de pestanas postiças, pois nota-se que são falsas. Coloque apenas algumas pestanas nos olhos, que se irão confundir com as suas pestanas reais. De seguida, aplique rímel.

6 – Evite delinear os seus lábios com lápis escuro.Mais uma vez, não carregue os  lábios com cores escuras. Procure cores claras que podem dar um ar mais leve ao  rosto.

7 – Use bases claras. Bases escuras deixam o  rosto muito carregado. Prefira bases claras, que tornam a sua pele mais luminosa. Se tiver uma pele muito clara, escolha bases de tom cor-de-rosa. No caso de a sua pele ser normal, nem muito clara ou escura, prefira bases de tom de pêssego ou coral. Se tiver uma pele escura, experimente bases cor-de-laranja. Aplique também blush nas maçãs-do-rosto: ficará com um ar mais jovem e vivo.

8 – Não use fatos. Combine várias peças de vestuário. Usar fatos completos e demasiado clássicos fazem-na parecer antiquada. Combine casacos, sais e calças de fatos diferentes e vai ver que ganhará um ar mais moderno.

9- Use saltos  ou botas altas. Os saltos altos ajudam a estilizar a sua figura. Prefira botas de cano alto, pois escondem as irregularidades da pele, como veias, cicatrizes, feridas, varizes, entre outras.

Fonte: How Not To Look Old, de Charla Krupp