O que visitar no Dubai

Cidade emirado localizada nos Emirados Árabes Unidos, na costa do Golfo Arábico-Pérsico, é um dos sete estados que constituem o país, o Dubai oferece uma paisagem ultramoderna, que já não mostra vestígios da pequena vila de comerciantes beduínos, que foi outrora.

Conhecida mundialmente pela construção de enormes arranha-céus, largas avenidas, pelas lojas de alta costura, as praias, os campos de golfe, os locais históricos, a vida noturna… enfim, um sem número de atributos que lhe são caraterísticos e que transformam o Dubai, numa das cidades mais modernas e mais futuristas do mundo.

No Dubai, encontra mil e uma sugestões para que a viagem de férias, de negócios, ou de compras seja inesquecível.

Atualmente a cidade está dividida em duas, a cidade histórica e tradicional  e a cidade moderna. Em qualquer uma, o turista encontra imensas atrações dignas de serem visitadas.

Na cidade histórica e tradicional, é obrigatório a passagem por dois dos principais bairros o Bur Dubai e Deira, onde é confrontado com agitação da economia tradicional e com muita da herança cultural e arquitetónica da cidade.  Durante a visita à parte histórica da cidade, observe o Dubai Creek, um canal que atravessa a cidade, e permite observar a combinação dos prédios modernos com os prédios históricos e recentemente restaurados, o Al Bastakia, um bairro pitoresco, construído no século XIX por mercadores persas, no qual encontra inúmeros edifícios históricos, tais como as Torres de Vento ou os imensos cruzamentos e becos que fazem lembrar um autêntico labirinto.

O museu do Dubai é um monumento de visita obrigatória, construído no Al Fahidi Fort, onde pode conhecer melhor a história da cidade do Dubai e tomar conhecimento de como era a vida na cidade, antes dos anos cinquenta.

Outro dos locais que é de visita obrigatória é o Mercado dos tecidos, localizado entre o museu do Dubai e a estação da Travessia da Abra, nele encontra imensas lojas de bugigangas, shales, Kashmira e tecidos, no entanto deve ter em atenção que todos os pagamentos são em dinheiro.

Após atravessar o mercado dos tecidos encontra a estação das Abras, local onde pode realizar um passeio de Abra, isto é atravessar o Creek do Dubai em pequenos barcos de madeira, e apreciar toda a movimentação e agitação nas margens do canal.

Agora que conhece a cidade tradicional e histórica, chegou a altura de visitar a cidade moderna, nesta zona da cidade encontram-se os mais famosos, charmosos e espectaculares edifícios do mundo. Obras megalómanas como as ilhas artificiais, onde estão construídos os maiores edifícios do mundo que exibem os maiores shoppings, palácios e carros de luxo.

Nesta zona da cidade, também é digno de ver a Marina de Dubai, construída numa zona deserta, possui mais de duzentos edifícios, entre residências, shoppings, hotéis de luxo e a maior marina do mundo.  Outro obra faraónica é a construção da ilha da Palmeira, um arquipélago totalmente artificial, onde estão construídos hotéis de luxo e edifícios residências com praias e marinas privadas.

DubaiDubaiDubai

O Burj al Arab, é um dos hotéis mais luxuosos do Dubai e durante muitos anos o Hotel mais alto do mundo. A sua forma imita uma vela de barco e é um dos principais cartões de visita da cidade.  Não se pode esquecer de visitar a maior e mais famosa mesquita do Dubai, a Mesquita de Jumeirah, uma das poucas que permite visitas aos turistas, uma forma de ficarem a conhecerem melhor a cultura muçulmana.