O vento, o sol, a poluição, as mudanças bruscas de temperatura, o excesso do uso do secador… são factores de risco que podem transformar o seu cabelo seco e áspero, comprometendo a saúde e a beleza natural do seu cabelo.

Siga as nossas 10 dicas para ter um cabelo saudável e mantenha o seu cabelo brilhante e de boa saúde durante todo ano. Tome notas dos conselhos e meta-os em prática:

Um bom corte

A chave para olhar o cabelo bonito e saudável é ter um bom corte para eliminar as pontas duplas e todas as áreas danificadas. De pouco serve ter um cabelo comprido, se está descuidado e maltratado.

Produtos macios e adequados

Use produtos suaves e de qualidade, evitando champôs muito fortes. Também é necessário que use o champô adequado e certo para o seu cabelo.

Frequência de lavagem

O cabelo deve ser lavado quando estiver sujo mas nunca em excesso, assim respeitaremos a sua camada natural de gordura. A frequência de lavagem depende do tipo de cabelo. Um cabelo seco não requer muitas lavagens, mas o cabelo oleoso já deve ter mais lavagens frequentemente.

Usar um condicionador profundo e suave

Molhe o cabelo primeiro com água morna, em seguida, aplique uma pequena quantidade de champô e gentilmente faça uma massagem suave com os dedos no seu cabelo. Finalmente enxugue bem e, se necessário, use um condicionador.

Lavar o cabelo em profundidade é essencial para garantir que não há nenhum produto  perdido lá para o meio do couro cabeludo! O mesmo se pode dizer quando se está a enxugar.

Escovagem

Não deve escovar o seu cabelo quando está molhado. Use um pente de dentes largos para desembaraçar suavemente e evitar “rasga-lo”. Se preferir use os dedos em vez do pente.

Secagem suave

Se for necessário usar o secador, coloque o aparelho a uma distância segura e evite o uso abusivo de ferros.

Corantes de qualidade

O uso de corantes pode danificar o cabelo. Certifique-se de que eles são de boa qualidade e que são aplicados por um profissional.

Protecção sob o sol

Usar um chapéu é uma medida de protecção altamente eficaz quando o cabelo é exposto à luz solar directa. Se você não quiser usar um chapéu, poderá optar por usar um protector solar antes da exposição solar. As versões mais recentes oferecem texturas leves e invisíveis que protegem o cabelo e adiciona-lhes um brilho extra.

Dieta equilibrada

Manter uma boa dieta, equilibrada e completa é essencial para o cuidado do nosso cabelo saudável. Se, além disso evitar o stress, vai ver que vai conseguir melhorar a saúde e a beleza consideravelmente.

Visite um dermatologista

Se o cabelo tem um monte de caspa, quedas excessivas ou especialmente secas, vá ao dermatologista. Algum desses sintomas são muito alarmantes se não for para a frente, pode até mesmo indicar uma doença.