1. Evite o sol, a poluição atmosférica, o stress, o álcool, o tabaco, as noites mal dormidas e  os excessos alimentares.
  2. Crie uma rotina de cuidados diários apropriados à sua pele.
  3. Use sempre protectores solares pois evitam o envelhecimento precoce da pele.
  4.  Hidrate a pele de manhã e à noite, quer com o uso de um creme hidratante adequado quer bebendo cerca de um litro e meio de água por dia.
  5. Limpe sempre a sua pele antes de aplicar qualquer creme e para remover sujidade ou maquilhagem.
  6. Cuide da elasticidade da sua pele tonificando-a, caso se trate de uma pele mista ou oleosa.
  7.  Certifique-se que na sua alimentação, existem alimentos tais como frutas e legumes crus, ricos em antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele. Pode ainda complementar com o uso de cremes contendo vitamina A ou vitamina E.
  8.  Estimule a sua pele a produzir colagénio, usando, por exemplo, cremes de noite contendo retinol ou alfahidroxiácidos.
  9.  Alise o grão da sua pele, com soluções em gel se se tratar de uma pele oleosa ou com cremes ou loções, se se tratar de uma pele seca.
  10. Uniformize a tez, usando despigmentantes para aclarar ou eliminar manchas ou sardas. Se o seu rosto tem constantemente vermelhidões, produtos para a rosácea podem ser a solução (consulte um dermatologista). Nos dois casos, o uso de uma base apropriada é uma maneira rápida de uniformizar a cor do seu rosto.

Enviado por: Carla Pires