Se é uma mulher adulta ou uma mulher jovem e pretende eliminar o acne chegou ao sítio certo: vamos ensinar 10 truques para conseguir eliminar o acne. Mas, primeiro de tudo o que é o acne? O acne é o surgimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas e ombros.

1)     Não pressione nem esfregue as suas espinhas. Essas acções vão aumentar a produção de sebo e levará à ruptura das membranas abaixo da sua pele. Além disso, poderá causar mais acne, mais impressões no rosto e, ainda, aumentar as chances de deixar cicatrizes no seu rosto.

2)     Lave o rosto duas vezes por dia usando um sabonete adequado. É ainda melhor que compre um sabonete de enxofre, especialmente para o condicionamento do acne. Se a sua pele for muito oleosa, deve usar um sabonete com peróxido de benzoíla. Não usa as tradicionais esponjas ásperas, escovas ou qualquer coisa semelhante no seu rosto. Apesar disto tudo, não lave excessivamente o seu rosto, pois pode estimular as glândulas sebáceas a produzir mais sebo, aumentando assim o seu acne.

3)     Verifique os seus hábitos alimentares.  Para muitas pessoas, a alegria de alimentar-se em excesso pode causar acne muito grave. Deve evitar comer alimentos gordurosos e condimentados. Estudos recentes têm mostrado que o acne pode também ser causado por leite que contém hormonas, bem como frutos com níveis relativamente elevados de iodo. Outros alimentos a evitar são: açúcar, produtos lácteos, alimentos fritos, carne, manteigas, entre muitos outros. Por outro lado, acredita-se que os vegetais verdes e alimentos ricos em zinco podem ajudar aliviar a condição do acne.

4)     Beba muito água todos os dias. “Oito copos de água por dia pode manter o acne longe” – diz Jennifer Thoden, especialista em acne.

5)     Não usar maquilhagem, se possível. Produtos de maquilhgem podem obstruir os poros, e isso causar mais cravos e espinhas. Se tiver que usar maquilhagem, certifique-se que é à base de água. Limpe os pincéis de maquilhagem regularmente e limpe sempre a pele antes de dormir.

6)     Não use produtos oleosos. Evite esse tipo de produtos como cremes para o cabelo, hidratantes faciais à base de óleos concentrados e produtos de limpeza.

7)     Mantenha o seu rosto limpo. Não apoie o queixo ou não toque constantemente no seu rosto. Mantenha o seu cabelo afastado do rosto, especialmente quando dorme.

8)     Realize exercício físico de forma constante. O exercício ajuda na circulação e na eliminação de toxinas.

9)     Não seja stressada. Converse com os seus amigos, ouça música, faça muitas caminhas ao ar-livre. Tente fazer o que lhe dá prazer para aliviar o stress.

10) O sol estimula a vitamina D no corpo, uma vitamina essencial para ter a pele saudável. Por isso, tente expor-se ao sol, mas sempre com cuidado e sem exagerar.