Com a chegada do verão, torna-se necessário fazer mudanças na dieta diária. As frutas e legumes com alto teor de água, vitaminas e nutrientes essenciais são os alimentos que devem ser incluídos na dieta com mais frequência durante o verão, uma vez que proporcionam fluidos para o corpo, ajudando a manter um nível ideal de hidratação, pois são alimentos que ajudam a hidratar o seu corpo e saciar a fome sem uma grande ingestão calórica.

Além disso,  aumentar o consumo de frutas e vegetais previne o ganho de peso no verão: “não se trata de comer menos alimentos, mas deve escolher o que comer”,

Alimentos essenciais no verão para não engordar:

Cenouras, pepinos, tomates e frutas, como melão, melancia ou cerejas são alguns dos alimentos sazonais que deve incluir no seu menu de verão para dar um “toque de cor” aos seus pratos e manter o seu número.

Descubra todos os benefícios:

Cenoura

Sem dúvida, este é um dos alimentos com mais benefícios para o corpo pois tem uma elevada concentração de caroteno sendo também um produto essencial para promover e estimular o bronzeado de verão . Este vegetal é uma fonte de vitamina C e minerais, tais como potássio, magnésio e fósforo, e fornece poucas calorias e gordura.

Pepino

Devido a sua composição de água, a vitamina A, B e C, o enxofre e magnésio tornam o  pepino o ingrediente ideal para saladas de verão, além dos seus benefícios para a pele, já que se for aplicado externamente hidrata e restaura a derme e a luminosidade perdida.

Tomate

É um vegetal versátil, que pode ser incorporado na dieta de várias formas. No caldo, em saladas, em compotas, com gaspacho … o tomate é rico em vitamina C, A e K, bem como um poderoso antioxidante devido à sua riqueza em “licopeno” e ás suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórios que ajudam a sentir-se mais leve e evitar a temida retenção de liquidos.

Melão e melancia

São duas frutas de verão que compostas por mais de 90% de água, por isso são importantes aliados para evitar a desidratação. Eles são uma grande fonte de minerais e licopeno, um antioxidante que os torna perfeitos.

Cerejas

As cerejas são uma dádiva da natureza que não pode faltar no seu menu de verão, pois ajudam a  eliminar as toxinas do corpo, devido ao seu poderoso efeito diurético e podem ser apreciadas sozinhas ou como parte de muitas receitas .

Outros alimentos, como berinjela, alface, cebolas, pêssegos ou peixe,  não podem faltar na sua dieta de verão. Os ácidos gordos poliinsaturados permitem-nos manter a pele hidratada e radiante e podem ser encontrados em nozes e sementes.  

Hidratação ideal no verão

Com as altas temperaturas que acompanham o verão, o corpo torna-se mais quente no inverno e a sua temperatura diminui através da transpiração. Para manter o corpo hidratado, nada melhor do que ir para as frutas da época, como  são compostas de aproximadamente 80-90% de água, são uma fonte de hidratação superior aos refrigerantes. Tem mais  água 100 ml de melancia do que 100 ml de coca cola convencional porque o açúcar é solubilizado  é mais abundante na coca cola do que na fruta.

Então, não se esqueça que, mesmo que os refrigerantes sejam muito apetecíveis nos dias de calor é preferível, uma fatia de melancia ou melão  pois hidrata  melhor o corpo.

Agora, é só aproveitar o verão sem ganhar peso e com saúde!