A adopção de uma dieta vegetariana pode ser uma fantástica experiência para uma saúde melhor. Uma dieta vegetariana está associada com o aumento do consumo de fibras, ácido fólico, vitaminas C e E, magnésio, gordura saturada, e inúmeros fito-químicos. Isso leva a que os vegetarianos tenham um colesterol mais baixo, seja mais magros, têm menor pressão arterial e redução do risco de doença cardíaca.

Vamos explorar alguns dos benefícios da adopção de uma dieta vegetariana (ou vegan).

1. Pode melhorar o humor

O ácido araquidônico é uma substância que normalmente provém de fontes animais e dietéticas e as dietas vegetarianas são ricas em ácido araquidônico. Isto pode ser benéfico, pois as pesquisas mostraram uma relação entre o ácido araquidónico e transtornos de humor.

2. Pode melhorar os sintomas da psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória da pele que provoca vermelhidão ou irritação da pele e pode ser debilitante para os doentes. No entanto, de acordo com um estudo publicado pela Universidade Federal de Pernambuco, no Brasil, uma dieta vegetariana pode melhorar os sintomas.

3. É possível reduzir a incidência de diabetes

Segundo a University of Public Health, as dietas vegetarianas estão associadas a uma redução significativa na incidência de diabetes. A informação publicada pelo Washington University School of Medicine confirmou também que as dietas vegetarianas fornecem um benefício significativo para o tratamento de diabetes e pode mesmo reduzir o risco de desenvolvimento.

4. Reduz o risco de desenvolvimento de cataratas

Curiosamente, a pesquisa publicada pelo Departamento de Clínica Médica, da Universidade de Oxford mostrou uma forte relação entre o risco de desenvolver cataratas e a dieta, com um risco mais elevado nos consumidores de carne e  menor nos gruposvegetarianos e vegans.

5. Reduz o risco de doença cardiovascular

De acordo com a Universidade JCU  que investiga o cancro de pele, existe uma relação entre uma dieta vegetariana e a redução do risco de doença cardiovascular. Porquê?  A maioria das dietas vegetarianas estão cheias de alimentos ricos em antioxidantes.  Os antioxidantes são moléculas que podem reduzir os danos causados ​​pelo stress oxidativo, incluindo a arterosclerose.

6. Os vegetarianos tendem a ter menor colesterol

Não há nenhum benefício para a saúde em comer gordura animal. Depois de examinar os efeitos a longo prazo de uma dieta vegetariana, os pesquisadores coreanos concluíram que os níveis de gordura corporal e colesterol foram menores em vegetarianos do que nos omnívoros.

7. Menor risco de acidente vascular cerebral e obesidade

Há sempre excepções, mas em geral, os vegetarianos e vegans tendem a ser muito mais selectivos nas suas escolhas alimentares e muito menos propensos a comer demais ou escolher alimentos baseada em emoções, dois hábitos que contribuem para a obesidade. De acordo com o Hospital da Universidade de Ghent, Departamento de Pediatria, na Bélgica, uma dieta vegetariana é uma boa maneira de reduzir a sua chance de ter um AVC ou obesidade.

8. Menos chance de desenvolver pedras nos rins

Os relatórios do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York informa  que a eliminação do consumo de proteína animal a favor de vegetais irá resultar num aumento do pH da urina, enquanto o baixo pH da urina está associada com a formação de pedra.

9. Você pode satisfazer todas as suas necessidades nutricionais

Se você acha que os vegetarianos e veganos estão sempre com fome, pense novamente!. A posição oficial da American Dietetic Association é que uma  dieta vegetariana ou vegan pode ser nutricionalmente saudável e apropriada para todas as idades e fases da vida, incluindo crianças, idosos e até mesmo atletas. Os benefícios para a saúde, os riscos mitigados doenças e correção de problemas de saúde já existentes, como pressão alta ou colesterol alto estão associados a uma dieta vegetariana.