Quando se trata de cuidar dos cabelos, as pontas duplas certamente são as principais inimigas. Elas são permanentemente irreversíveis e a solução definitiva é o corte, porém, algumas fórmulas criadas com alta tecnologia encontram-se disponíveis no mercado, podendo agora minimizar os efeitos das pontas duplas.

As pontas duplas são fragmentações da cutícula do cabelo, sinal de que o cabelo se encontra fraco e pouco hidratado. O fio é dividido em três partes – medula, córtex e cutícula. Quando as proteínas são destruídas, uma membrana abre, deixando as partes internas expostas resultando num cabelo com frizz.

Entre as causas principais das pontas duplas estão: agressões exteriores, como o sol, poluição, calor, água salgada e calor do secador, e agentes internos, como a ausência de vitaminas e minerais.            

O método mais eficiente e definitivo para acabar com as pontas duplas é o corte, já que isto removerá toda a parte danificada do fio. Não é possível eliminar as pontas duplas sem a tesoura. Depois de a membrana abrir, não é possível fechá-la definitivamente, porém, aquelas que não desejem cortar as madeixas, podem optar por produtos que reconstroem as proteínas ou aumentam as gorduras do fio, deixando-o selado.

Entre as opções existentes estão os tratamentos realizados em salão, como cauterizações, reconstruções e blindagem capilar. Os tratamentos são feitos com cargas de queratina e devolvem ao cabelo a sua humidade natural, deixando-os sedosos e brilhantes.

Se a situação dos fios está tenebrosa, mas não pode cortar, uma opção viável é o corte remake. Isto com as pontas duplas sem modificar o corte ou alterar o comprimento. A técnica limpa a ponta dupla e deixa o fio mais saudável, tornando-se um conceito diferente do habitual.

O corte de cabelo com velaterapia é uma técnica igualmente popular, a qual literalmente queima as pontas duplas, cauterizando o fio e fazendo com que o cabelo cresça mais forte e encorpado.

Outra técnica eficaz e que não altera o tamanho das madeixas é a tesoura eléctrica, um aparelho eléctrico que, conforme passado pelos fios, cauteriza todas as cutículas e ainda combate a oleosidade do couro cabeludo.

Todos os cabelos que passam por tratamentos químicos como tintura e substâncias alisadoras devem passar por processos hidratantes em casa. As pontas duplas são resultado de cabelos ressecados, portanto, tratar o cabelo a cada 15 dias é essencial, com produtos com ceras e óleos naturais de abacate, oliva ou jojoba.

Entre os cuidados diários, é importante que o protector solar esteja incluído. Afinal, o sol é um dos elementos que mais castiga os cabelos.