Como evitar a Queda de Cabelo

A queda de cabelos, é um problema que causa pânico nas mulheres e homens, e  nem sempre pode ser totalmente evitada, mas pode ser reduzida.

Normalmente perdemos cerca de 100 cabelos por dia, o que é considerado como uma queda normal. No entanto, quando esse número é muito ultrapassado (grandes quantidades de cabelo em escovas, banheira, na roupa)  devemos ter mais atenção.

Existem diferentes razões pelas quais o cabelo cai, incluindo anemia, stress, doenças de pele ou de tiróide, má alimentação, má circulação, e hereditariedade, ou algumas drogas usadas na quimioterapia causam células ciliadas que param de se dividir. Pode perder-se 90% de cabelos, mas ele pode voltar a crescer quando o tratamento termina.

No caso das mulheres, a perda de cabelo pode ser devida a alterações hormonais (dois meses após o parto e menopausa). Da mesma forma, o uso excessivo de tiaras ou ganchos de cabelo e aplicação de produtos químicos (tinturas, permanentes, etc.) podem contribuir para a sua queda.

Como evitar a Queda de Cabelo

Recomendações de como evitar a queda de cabelo

– Use o secador à distância para evitar o stress térmico que pode ser prejudicial para o cabelo (ele fica seco e quebradiço promovendo a sua queda), recomendamos o uso do secador sem muito calor e evite secar demasiado tempo num único ponto. Se possível, o melhor é secar o cabelo suavemente com uma toalha ou ao ar livre.

– Evite penteados rabo de cavalo ou outros estilos que envolvem alongamento no cabelo.

– Evite dietas de perda de peso drástica, pois podem causar deficiência de nutrientes e, portanto, perda de cabelo.

– Tome especial cuidado com o cabelo na mudança das estações, especialmente no outono, o cabelo cai em abundância como as folhas das árvores. Você precisa usar  tratamentos de cabelo para parar a perda de cabelo.

– Evite fumar pois enfraquece a pele e cabelo. Portanto, recomenda-se, se você fumar, beber 1-2 litros de água por dia.

– Melhoria da alimentação: Deve tomar vitamina A e complexo B que pode ser encontrada em cereais e vegetais verdes, gérmen de trigo e levedura de cerveja. Do mesmo modo, os suplementos vitamínicos diários são recomendadas.

– Massagear o couro cabeludo, muitas vezes com os dedos (não as unhas), que activam as glândulas sebáceas, estimulando a circulação do sangue na área afectada e promovem o crescimento do cabelo. Recomenda-se esfregar até que você sinta o calor de formigamento.

– Mudar os hábitos: pare de beber álcool e cafeína, que prejudicam o sistema imunológico e causam a perda de cabelo mais rápido, também evitar todos os refrigerantes carbonatados que enfraquecem o sistema imunológico e tornam o cabelo mais  fraco e mais fácil de cair.

– Para parar a queda de cabelo, não se esqueça de se exercitar pelo menos 4 vezes por semana por pelo menos 30 minutos. Isto irá permitir que o suor ajude a limpar e desobstruir os poros capilares. O exercício também irá torná-lo mais saudável,e vai ajudar o cabelo a crescer mais longo e mais forte.

– Durma pelo menos de sete a oito horas de sono todos os dias.

O sono ininterrupto suficiente é muito importante. Você deve ter pelo menos oito horas de sono a cada noite, porque é importante não só para a pele e cabelo, mas para a sua saúde e bem-estar. Enquanto você dorme, o seu corpo regenera e recupera de um dia de trabalho duro, e limpa  todas as toxinas que possa ter inalado, ou se tiver bebido ou comido.

– Coma mais proteínas

O cabelo é composto de uma proteína chamada kerotin. A fim de nutrir plenamente a proteína do cabelo, você deve comer alimentos que são relativamente ricos em proteínas. Coma alimentos como carnes magras, amendoins e amêndoas, ovos, leguminosas, aveia, pão integral, queijo cottage.

– Produtos químicos
Diversos tratamentos de beleza utilizam produtos químicos que, se usados em excesso, podem causar danos ao cabelo. Alguns tratamentos com formol, tinturas excessivas, podem ser prejudiciais, por isso, é fundamental escolher produtos de qualidade e consultar bons profissionais.