Como ter um bronzeado Perfeito

Antes de mais nada, não tente adquirir a cor de um verão inteiro no primeiro dia de férias, pois o bronzeado só vai começar a aparecer 48 a 72 horas após a primeira exposição solar. Este é o tempo necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e libertada pelas células. Por isso não fique por um tempo muito prolongado no primeiro dia de exposição ao sol. Vá aumentando este tempo gradualmente pois  não adianta exagerar no sol para tentar apressar o bronzeado.

Compreenda que, para se bronzear, você não precisa se queimar!

Queimaduras repetidas ao longo dos anos podem levar ao câncer e devem ser evitadas.

Para conseguir uma cor bonita é necessário tomar os devidos cuidados, pois as consequências podem ser dolorosas e pouco saudáveis. As queimaduras de sol podem evoluir para um câncer de pele, portanto apanhar sol é bom, mas é preciso estar protegida.

Como ter um bronzeado perfeito:

– Durante a primeira semana, chegue à praia antes das 9 horas, exponha-se por 20 minutos ao sol e então aplique generosamente o protector solar, sempre com FPS 15 ou maior. Lembre-se de que o protector leva de 20 a 30 minutos para atingir sua protecção máxima e de que, mesmo com filtro solar, uma parte da radiação ultravioleta está a tingir a sua pele e a estimular o bronzeamento. Reaplique o protector a cada 2 horas ou sempre que mergulhar ou suar muito. Não se esqueça de usar bonés e chapéu de praia, principalmente no horário entre 10 e 16 horas.

– Não se esqueça de usar um protector solar com factor indicado para seu tom de pele, principalmente entre 10 e 16 horas, período em que os raios ultravioleta B  aumentam. Aplique o protector em casa antes de colocar o biquíni, assim você poderá aplicá-lo em quantidade generosa em todo o corpo.

– Se  não consegue acordar cedo nas férias, e chega na praia sempre no pior horário, aplique o filtro solar assim que chegar. Como ele vai levar 20 a 30 minutos para agir e a intensidade de radiação solar neste horário é muito maior, você já estará a receber estímulo suficiente para o bronzeamento, que vai aparecendo aos poucos.

– Acredite e experimente, em poucos dias você estará com a cor desejada e sem queimaduras. É fácil ver se está a funcionar. A partir do terceiro dia, verifique a sua marca de biquíni, você vai ver a diferença. Uma vez que você adquiriu o seu bronzeado, basta continuar o indicado acima para manter a cor e a sua pele estará mais saudável, sem o sofrimento das queimaduras e sem descascar.

– Esfolie a pele suavemente uma vez por semana para deixa-la homogénea. A esfoliação garante um bronzeado uniforme e sem manchas.

– Deve aplicar o  protector solar a cada 2 horas ou sempre que entrar em contacto com a água.

– Beba bastante água para manter-se hidratada.

– Além do protector solar, proteja o rosto e os ombros com um chapéu.

– Mude de posição frequentemente para garantir um bronzeado uniforme em todas as partes do corpo. Pratique actividades de lazer para garantir um bom bronzeado.

– Não vá para a praia com maquilhagem, perfume ou outros cosméticos, pois em exposição ao sol podem causar alergias.

– Mesmo bronzeada, não deixe de aplicar o protector solar. O sol pode queimar a sua pele e o bronzeado já conquistado ficará com manchas.

– Para manter o bronzeado, use cremes pós sol. Eles dão à pele a hidratação que ela precisa e evita a sua descamação e ressecamento.

– Ingerir alimentos que aceleram o bronzeamento é uma maneira saudável de bronzear a pele. Os alimentos que fazem isso são aqueles que contêm betacaroteno e vitamina A como a beterraba, o mamão, a abóbora, a cenoura, a acerola e aqueles que têm folhas verdes escuras como o espinafre.

– Tome banho frio, pois a água quente deixa a pele mais sensível, mais propensa ao ressecamento e a descamação. Não use esponja e sabonetes em barra na pele bronzeada, pois ela está sensível.

– Quanto mais clara for a pele, mais cuidados são exigidos. Mas a pele negra queima da mesma maneira que outra cor de pele, portanto deve se proteger da mesma maneira para evitar manchas.

– Dermatologistas recomendam a ingestão de nutricosméticos (cosméticos em cápsulas) à base de betacaroteno, licopeno e vitaminas C e E. O uso deve ser feito três semanas antes da exposição ao sol.