Cuidar dos pés no verão

Nos meses de Verão, os pés encontram-se expostos ao olhar de todos, por isso eles têm que estar na sua melhor forma. Para os manter macios e hidratados, tem que incluir na sua rotina diária alguns cuidados extra.

Não basta mantê-los hidratados; há que fazer muito mais que isso, como aplicar cremes específicos para evitar problemas pedológicos e cuidar da pele e unhas, que podem apresentar alguns problemas.

Aqui estão algumas recomendações práticas para  cuidar dos pés no verão e mantê-los nas melhores condições.

Os problemas mais comuns:

– A pele seca: quando a camada superficial da epiderme do pé perde água,  a pele torna-se seca e desidratada. A pele dos pés é cinco vezes mais espessa do que as outras partes do corpo, por isso precisa de um creme específico rico em uréia e outros agentes hidratantes, como a glicerina ou manteiga de karité. Se necessário, pode aplicar um creme hidratante máximo e usar meias de algodão para dormir. Também pode usar meias esfoliantes especiais.

– Calcanhares rachados: resultado de secura extrema da pele. Quando as rachaduras aparecem, é preciso muita paciência e perseverança, pois a regeneração celular da pele é lenta e difícil.

– Dureza: são uma protecção natural da pele à pressão e atrito que ocorre ao caminhar. Geralmente surge nas solas dos pés, nos calcanhares e dedos dos pés, e é irritante e desagradável​​. Para a combater, hidrate a pele com um creme especial.

Cuidar dos pés no verão

– Bolhas: as novas sandálias podem atacar os pés habituados a serem protegidos com meias, botas e sapatos. Tem que cuidar das bolhas se os pés infectarem. Lave-os com água salgada, aplique um tipo de desinfectante ou iodo,  que pode encontrar em farmácias.

– Unhas: as unhas dos pés são particularmente duras. São compostas por mais de 25 camadas de células compactadas pela queratina. Pode sempre cortá-las em linha recta, de modo que não encravem e infectem. Existem produtos específicos para unhas com estrias, duras e grossas, ou descoloridas (que tem uma cor amarelada).

Agora, certifique-se de cuidar dos pés no verão e que mantém a rotina e não se desleixe; o menor dos deslizes pode ser apenas o primeiro passo para o ressurgimento de problemas nos pés, os quais podem voltar até com bastante facilidade se assim o permitir.