Utilizar produtos de beleza e maquilhagem adequados para a nossa pele e para a nossa idade pode nos proporcionar uma aparência mais jovem, mas se usar produtos  que não são adequados pode ter o efeito oposto, dando um aspecto de mais idade, pelo que é importante a escolha dos produtos certos, de forma a ter uma aparência mais natural possível.

Erros a evitar

Aceitar que o tempo passa e que nós envelhecemos nem sempre é fácil, e muitas mulheres são relutantes em deixar de usar os mesmos produtos de beleza e maquilhagem que usavam quando eram mais jovens, mas que não favorece quando já nos encontramos nos 45 anos. Entre eles destacam-se os sapatos de saltos altos ou o bronzeamento artificial.

Excesso de maquilhagem também é contraproducente, porque o objectivo é simplesmente rejuvenescer a nossa aparência dando um pouco de cor ao nosso rosto, com produtos de textura leve, que não sequem a nossa pele e evitar a excessiva carga do pincel para aplicá-la, especialmente com o blush ou o iluminador.

Por outro lado, devemos evitar as unhas muito compridas. As rugas e manchas na pele características da idade, combinadas com o excesso de comprimento das unhas só acrescenta mais anos às nossas mãos, às vezes muito mais do que gostaríamos.

Não pode faltar

Os lábios vermelhos, que ignoramos quando somos mais jovens, torna-se um grande aliado para a nossa beleza, desde que escolha o que mais combina com o nosso tom de pele.

Ao escolher cremes e produtos de beleza,  deve escolher aqueles que na sua formulação contenham vitaminas A, E, B3 e B5, que ajudam na regeneração da pele e células, retardando o processo de envelhecimento e, assim, o surgimento de outros sinais  da idade, que proporciona a hidratação extra da pele.

Mulheres maduras

Maquilhagem para mulheres maduras:

– O primeiro passo é limpar, tonificar e hidratar a pele antes de começar o processo. Em seguida, passe para o primer. “O primer é um produto essencial para a pele madura, pois disfarça as linhas de expressão e, além disso, deixa a pele com aspecto aveludado”

– Atenção à base e ao corrector:  escolha os mais líquidos e finos possíveis e use em pouca quantidade para que a pele fique com um aspecto saudável. Caso contrário, ela pode  marcar as linhas de expressão.

– Não deve carregar nas sombras. Tudo deve ser suave, independente do tom escolhido. E o contorno das sobrancelhas tem grande valor na produção. A cor varia de acordo com o tom da pele e do cabelo.

– Dê destaque ao contorno dos olhos. Aplique o lápis branco na marca d’água e, por fora, na raiz dos cílios, usar o lápis preto. Também se pode usar o delineador líquido na parte superior. Isso ajuda a definir e contornar o olhar. O rímel também ajuda e não precisa ter medo de usar várias camadas. Se você tem poucos cílios, também pode escolher os postiços. Hoje existem modelos discretos e fininhos, que têm efeito natural.

– Nos lábios, crie volume.  Use e abuse do batom. Escolha cores fortes e use o contorno labial no mesmo tom, isso ajuda a dar o efeito de maior volume.  O toque final fica por conta do blush. Este sim, é indispensável para a pele madura.