Se você acha que o chocolate só faz engordar, saiba que se comer de 1 a 4 quadradinhos por dia é saudável e ideal para manter a pele mais jovem e protegida. chocolate não fornece só calorias, mas é um óptimo antioxidante pois é rico em flavonóides, que combatem os radicais livres e, além disso auxiliam na protecção da pele contra os raios UV, e retardam o envelhecimento cutâneo.

Mas não é necessário ter de comer chocolate todos os dias para obter os seus benefícios antioxidantes, pois  se for aplicado (sobre a pele ou cabelos), o chocolate tem um alto poder de hidratação e pode melhorar a resistência dos fios e a textura da pele.

Benefícios: Os principais efeitos estão no humor e na pele. O aroma estimula a produção de endorfinas, produzindo um efeito energizante,  melhora o humor e reduz o stress.

Além disso, devido ao elevado teor de antioxidantes, luta contra os radicais livres e melhora a oxigenação celular e a circulação sanguínea.

É também usado em tratamentos de celulite e rejuvenescimento facial e corporal, e como desintoxicante e firmador.

Em centros  de estética e Spas o chocolate é usado em tratamentos no cabelo e no rosto.

Cabelo: as massagens capilares proporcionam hidratação e restauração da cutícula do cabelo, geralmente são misturas de queratina e chocolate.

Facial: são usadas máscaras de ​​chocolate puro em limpezas faciais ou em sessões de micro-dermoabrasão, sendo benéficas  para a  pele devido ao rejuvenescimento facial e podem ser usadas em todos os tipos de pele.

Depilação com cera de chocolate:  além do efeito depilatório, tem um efeito hidratante na pele.

Parafina de Chocolate para mãos e do pés: é usado em manicure e pedicure gerando hidratação profunda, além disso a parafina quente alivia as dores articulares das mãos.

Massagens com banho de chocolate: são realizadas massagens de relaxamento num banho de chocolate quente que hidrata  e suaviza a pele profundamente, além de estimular a mente e causar um efeito agradável.

Conforme dados recentes, se não resistir à tentação de comer chocolate, é aconselhado comer aqueles que tem um alto teor de cacau de  mais de 60%, e evitar comer gorduras e açúcar, que não fornecem os benefícios para a pele.