A escolha do penteado e corte de cabelo assim como da roupa destacam  a elegância e beleza das mulheres, mas existem diferentes tipos de rostos que exigem um penteado específico para realçar ou disfarçar algumas partes do rosto. Entre os mais variados tipos de rostos existe sempre um corte de cabelo que combina melhor. Portanto, é preciso saber qual o formato do rosto para só depois decidir que corte fazer.

A forma do rosto indica através da análise da forma geométrica que se assemelha ao contorno da face que pode ser: quadrado, oval, rectangular, redondo ou triangular. Esse formato é determinado através das medidas da altura e largura da testa, do queixo e das maçãs do rosto.

Muitas vezes, a escolha do penteado pode tornar-se um pouco complexa, mas vou dar algumas dicas para que você descubra o penteado certo de acordo com o formato do seu rosto.

Penteados para rostos redondos – a principal característica dos rostos arredondados é que não têm formato definido. Costumam ser mais curtos e largos, com maçãs proeminentes e queixo curvilíneo. O penteado deve diminuir a sua forma arredondada, o objectivo é conseguir um look que acrescente angularidade ao seu rosto.  Os cortes de cabelo para esse tipo de face têm como objectivo adicionar altura, deixando-o mais comprido.

 

Os rostos ovais permitem qualquer   penteado, você pode pentear o  seu cabelo para trás, recolhendo todos os cabelos ou metade deles.  Os penteados soltos são outra opção, o importante é que não cubram demasiado o rosto para não o reduzir.

Se o seu rosto é rectangular sugiro que você escolha penteados soltos com ondulações, uma vez que precisa de muito volume e movimento em todo o seu rosto, você pode incorporar no seu penteado,  madeixas ou franja  para disfarçar e diminuir o comprimento do seu rosto.

Penteados para rostos triângulares invertidos ou formato de corações. 

Ao contrário do triangular: a testa é mais larga que o maxilar. O queixo é pontudo e, muitas vezes, alongado.

Coques ou rabos de cavalo com franja sobre a testa, semi-presos com volume na lateral . Evite a risca lateral muito pronunciada, pois ela vai evidenciar a testa. Prefira repartido central ou apenas um pouco para um lado.

Se o seu rosto é o tipo de triângulo a testa é mais estreita que o maxilar, similar ao formato de um triângulo.

Melhores penteados:
Um pouco de volume no topo e nas laterais da cabeça. Um coque alto, ou um rabo de cavalo, por exemplo, são perfeitos desde que a raiz fique “fofa”, e não colada à cabeça. Aposte nas tranças laterais soltas e cabelos inspirados na época medieval, meio presos e meio soltos.

Para rostos quadrados  a melhor maneira é usar franjas abundantes e muito para o lado.

O maxilar é pronunciado e recto, o queixo é quadrado e curto. A testa é larga e tem a mesma largura do maxilar.

Melhores penteados:
Se este é o seu tipo de rosto, presos ou semi-presos com franjas laterais caídas sobre a testa, no melhor estilo Brigitte Bardot são boas escolhas, já que o traço diagonal da franja ameniza as linhas rectas típicas desse formato. Ondas largas fazem um belo contraste e harmonizam o quadrado também, assim como uma risca bem marcada no meio da cabeça.

Os penteados mais apropriados para  rostos tipo diamante deve tentar limpar a testa e queixo e bochechas e recomenda-se que o cabelo caia sobre os ombros, que são acentuar o volume das bochechas, você também pode usar um penteado com o cabelo para um lado ou ambos os lados usando a franja.

Lembre-se que antes de tomar ou fazer um novo visual, é importante que você consulte um bom cabeleireiro para orientá-la e aconselhar sobre o do penteado perfeito de acordo com suas características faciais e o seu estilo, dando-lhe uma imagem o mais atraente possível.